terça-feira, 27 de maio de 2008

A IMPORTÃNCIA DE TER AMIGOS

IMPORTÃNCIA DE TERMOS AMIGOS

Pr.18:24 – “O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigos que são mais chegados que irmãos.”
Os amigos são importantes para nossas vidas, pois é com eles que podemos partilhar nossas alegrias e nossas tristezas. Precisamos ter alguém para dividir todos esses momentos, porque somos seres que temos necessidade de interagirmos uns com os outros. A dificuldade está em saber com quem devemos partilhar nossos dissabores ou nossas conquistas. Muitas vezes somos enganados por supostos “amigos” e a dor desta traição é muito doída. É no momento de angústia que se conhece o verdadeiro amigo que é mais chegado que um irmão.
Qualidades do verdadeiro amigo:
Amigo sabe respeitar as diferenças, sabe ouvir sem criticar, dar sugestões sábias, apoiar quando erramos, e não foge quando precisamos de ajuda, mesmo quando esta ajuda é financeira.
Vemos diversos exemplos de amizade verdadeira na bíblia:
I Sam.18 –“Na história de Davi e Jônatas: Mesmo sendo filho do rei Saul, que estava perseguindo Davi, Jônatas foi fiel a ele até a morte. O amigo te defende, te protege!”
Jônatas poderia muito bem querer disputar o trono com Davi, pois seria o sucessor imediato de seu pai.
I Sam.19:4 –“Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e disse:lhe: Não peque o rei contra seu servo Davi, porque ele não pecou contra ti, e porque os seus feitos te são mui bons.”
Outro princípio importante da verdadeira amizade é a lealdade.
I Rt.1:8 – Na história de Rute e Noemi: Rute poderia voltar para a casa de seus pais, mas optou por ficar com sua sogra!
I Sm.1:17-“Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada, me faça assim o Senhor outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.”
Rute não abandonou sua sogra no momento da solidão.
Abraão foi considerado por Deus como seu amigo, e não intentou destruir as cidades de Sodoma e Gomorra sem antes consultá-lo, pois sabia que Lot, seu sobrinho, morava naquela região, e este era muito estimado por Abraão.
Gn.18:17,18 - “Ocultarei eu a Abraão o que faço, visto que certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as famílias da terra?”
Is.41:8 – “Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi, semente de Abraão, meu amigo.”
Este é o maior exemplo de quanto o Senhor respeita uma amizade!
Jetro, sogro de Moisés, vendo que seu genro exauria suas forças diante de tantas questões que resolvia para seu povo, aconselhou-o a procurar homens capazes de ajudá-lo para dividir estas cargas.
Ex.18:22 – “Para que julguem este povo em todo o tempo, e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim mesmo te aliviarás da cargas, e eles a levarão contigo.”
Esta foi uma atitude de amizade de alguém que zela pela vida daqueles que ama. Precisamos aprender a dividir as cargas, podemos dizer que neste momento foi instituído o tribunal de pequenas causas.
Precisamos saber discernir entre os que são verdadeiros amigos e apenas conhecidos. Conhecidos passam pelas nossas vidas sem deixar grandes marcas, mas amigos duram para sempre, não importa o tempo nem a distância...
Precisamos reconhecer que temos um grande amigo, que nunca nos abandonará, em qualquer circunstância: JESUS.
Jo.15:13 – “Ninguém tem maior amor do que este: dar sua vida pelos seus amigos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!