domingo, 19 de fevereiro de 2017

AUTO CONTRIÇÃO



 I Co.11:28,a – “Examine-se o homem a si mesmo.”
Todo homem deveria colocar em prática diariamente este exercício. Examinar-se a si mesmo evitaria a repetição de muitos erros. Cada lição aprendida por nosso Mestre, através das escrituras, é matéria dada, mas falta ainda o teste final para sua aprovação.
A responsabilidade de nossos erros é exclusivamente nossa e, envolver terceiros em nossos negócios é falsidade, e tentar justificar nossas culpas e transferir para os outros aquilo que é de nossa alçada.
Jorão, filho de Acabe reinava em Israel e os moabitas se revoltaram contra ele pelos altos impostos exigidos pelo rei. Jorão pediu que Josafá, rei de Judá se aliasse à ele para combatê-los (II Re.3:7).
Josafá era um rei temente a Deus e insistiu com Jorão para que o profeta de Deus fosse consultado, para determinar a direção a ser tomada.
Eliseu, por conhecer quem era Jorão pelas suas maldades e pela sua falta de retidão com o Senhor, lhe respondeu:
- Que tenho eu contigo? Procure os profetas de teu pai e de tua mãe.
II Re.3:13b – Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o Senhor chamou estes três reis para os entregar nas mãos dos moabitas.
Esta é uma característica bem própria de quem nunca quer assumir suas culpas. Além de acusar os outros, transforma-se em vítima.
Plantamos o que queremos e sempre colheremos o que plantarmos.
A resposta de Eliseu:
II Re.3:14 – “Vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, que se não respeitasse a presença de Josafá, rei de Judá, não olharia para ti, nem te veria.”
Não é o Senhor que se afasta de nós, mas somos nós que nos afastamos quando não o buscamos com um coração reto.
Os impedimentos de Deus são de alguma maneira, a forma de nos conhecer, de examinarmos e reavaliarmos nossas atitudes, para nos reaproximarmos Dele.
Foi através de Josafá, cuja presença foi aceita diante de Deus, que houve um grande livramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!