sábado, 5 de abril de 2008

ALIANÇA DE SAL

Lev.2:13 – “E toda a oferta de teus manjares salgarás com sal; e não deixarás faltar à tua oferta o sal do concerto com teu Deus; em toda a tua oferta oferecerás sal.”
O livro de Levítico nos traz instruções detalhadas das leis de Deus dadas a Moisés. A lei acima citada foi dada como determinação aos sacerdotes levitas para a apresentação das ofertas de manjares ao Senhor. Estas ofertas eram apresentadas a Deus como um ato de adoração e simbolizavam a dedicação e o fruto do trabalho de cada pessoa.
Sabemos que Aarão e seus descendentes da tribo de Levi não herdavam possessões de terras, e todos pertenciam à linha sacerdotal, cuidando do Templo e de tudo o que se referia a ele.
A expressão “aliança de sal” é usada aqui para designar esta aliança perpétua entre Deus e a tribo de Levi, estabelecendo que o sustento de toda a tribo viria das primícias e das ofertas alçadas oferecidas ao Senhor.
Nm.18:19 – “Todas as ofertas alçadas das santidades, que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor, tenho dado a ti e a teus filhos e tuas filhas contigo, por estatuto perpétuo, concerto perpétuo de sal perante o Senhor, para ti e para tua semente.”
O sal desta aliança simboliza o elemento preservador e durável da lealdade divina.
II Cr.13:5 – “Porventura não vos convém saber que o Senhor Deus de Israel deu para sempre a Davi a soberania de Israel, a ele e a seus filhos, por uma aliança de sal.”
Vemos esta promessa concretizada através de Jesus, descendente da “raiz de Davi”.
O sal era uma mercadoria de grande importância no mundo antigo. O Império Romano pagava seus soldados com sal: daí surgiu a designação “salário”, usada até os dias atuais. No Oriente Médio, os nômades ainda comem “pão e sal” juntos, a título de fraternidade. Portanto, a aliança de sal significa fidelidade, segurança e durabilidade.
Além de temperar, o sal é usado como purificador dos alimentos.
No Novo Testamento, Jesus convocou seus discípulos a serem o sal da terra.
Mt.5:13 – “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar?”
Lc.14:34 – “Bom é o sal, mas se ele degenerar, com que se adubará?”
Como elementos preservadores, nós, cristãos, temos que manter nossas vidas saudáveis para servirmos de estimulação da sede de nossos irmãos!
Cl.4:6 – "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que sabeis responder a cada um.”
Sl.19:14 – “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante Tua Face.”
O sal provoca a sede, e nossa função como sal da terra é despertar esta sede espiritual!
II Re.2:21 – “Então saiu ele ao manancial das águas, e deitou sal nele, e disse: Assim diz o Senhor: sararei estas águas e não haverá nelas morte ou esterilidade.”
Quando somos salgados, podemos dizer que estamos curados, férteis e com a eternidade garantida.Todo cristão precisa assumir o compromisso de ter uma palavra temperada e agradável para responder àqueles que se aproximam de nós, transmitindo-lhes, como sal da terra, que a cura, a libertação, a salvação e a vida eterna nos foram dadas por Jesus.

11 comentários:

  1. precisamos parar de ocupar cadeira de igrejas e pregarmos a palavra para o mundo sedento que ha fora delas para assim cumprirmos o nosso papel como cristão....

    ResponderExcluir
  2. Thiago, é isso mesmo! Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. ha alguns dias eu entrei em uma loja de artigos evangélicos no bairro onde moro, e havia uma bíblia aberta no livro de 2 Cronicas 13 v 5, e fala sobre o concerto de sal que Jeová fez com a geração de Davi, e eu nunca havia lido isso na bíblia antes, me despertou muito aquele versículo, e hoje cheguei até aqui por causa da minha busca. e gostaria que Deus abençoasse a vida desses amados irmão que divulgaram este estudo para nós. Edmo Andrade RJ

    ResponderExcluir
  4. Que explicação maravilhosa é muito esclarecedora...Parabéns a toda equipe!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por esse esclarecimento dado por pelo Espírito Santo a vcs sou nova convertida e estes estudos tem me ajudado muito para a GLÓRIA de Deus Amém!

    ResponderExcluir
  6. Ótima explicacao, coerente, edificante e escarecedora. Parabéns irmão em Cristo!

    ResponderExcluir
  7. Amei saber o significado do concerto de sal. Obrigada. Jesus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  8. Paz do Senhor muito importante esse estudo

    ResponderExcluir
  9. Excelente explicação. Muito bom .
    Que o senhor continue abençoando e dano mais entendimento e sabedoria.

    ResponderExcluir
  10. Excelente estudo, Deus continue te usando como instrumento.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão!