quarta-feira, 24 de março de 2010

COMPARANDO O MONTE SINAI AO MONTE SIÃO

Monte é lugar de revelação, de oração, de adoração, de sacrifício e de entrega.
Ex.19:1 – “Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia vieram ao deserto de Sinai.”
Os filhos de Israel, depois de peregrinar pelo deserto, acamparam-se defronte ao Monte Sinai e aí, pela primeira vez, Deus fala a Moisés para transmitir seu recado ao povo.
Ex.19:5 – “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes o meu concerto, então sereis minha propriedade particular dentre todos os povos.”
Foi no Monte Sinai que Deus, revelando-se a Moisés, ofereceu aos seus eleitos a oportunidade de se aproximar Dele e ser transformado em um povo santo, constituído de reis e sacerdotes.
Ex.19:6 – “E vós me sereis um reino de sacerdotes e um povo santo.”
A dificuldade de se aproximar de Deus é provocada pelo medo, e vemos que a aproximação mesma tinha um limite:
Ex.19:12 – “E marcarás um limite do povo em redor dizendo: Guardai-vos que não subais ao monte nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar no monte certamente morrerá.”
O povo estava disposto a obedecer e todos responderam: Tudo o que o Senhor disser, faremos (Ex.19:8).
Precisamos sempre de limites. Até mesmo em nosso relacionamento secular de pais e filhos, há a necessidade de mantermos uma linha de disciplina.
O povo aguardava a direção de Deus com muito temor: a visão do monte fumegando trovões e relâmpagos, o sonido das buzinas os aterrorizava. Ficaram esperando Moisés descer do Monte Sinai com todas as instruções ditadas por Deus. No Monte Sinai, Deus impôs suas regras. A visão era tão terrível que até Moisés temeu e tremeu (Hb.12:21).
Os israelitas, aterrorizados, não quiseram receber as ordens diretamente de Deus e clamaram:
Ex.20:19,20 – “E todo o povo viu os trovões e relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando, e o povo vendo isto retirou-se e pôs-se de longe e disseram a Moisés: Fala tu conosco e ouviremos, e não fale Deus conosco para que não morramos.”
A aliança feita no Monte Sinai era para que o povo pudesse identificar a soberania de Deus. As leis impostas preparavam o povo para a disciplina e a observância, cujo objetivo era preparar a salvação que nos é dada através da fé (Hb.12:1,11).
Podemos dizer que as leis transmitidas a Moisés serviram de aio para nos conduzir a Cristo, para que fôssemos justificados pela fé (Gal.3:21,24).
Por isso, para chegarmos ao Monte Sião, precisamos do Nosso Senhor Jesus Cristo.
O Monte Sião representa a Nova Aliança, um novo tempo. Em Sião, Deus não impôs limites para nos aproximarmos do trono da graça: temos o livre acesso que nos foi aberto por Jesus, “o mediador da Nova Aliança”.
A graça de Deus é para quem quer recebê-la; não existe nada que possamos fazer para merecermos sua atenção. Nada nos vem por mérito, mas exclusivamente por graça.
O marco deste novo tempo é o sangue de Jesus derramado na cruz, fato que mudou a nossa história.
Hb.12:22 – “Mas chegaste ao Monte Sião e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém Celestial.”
As estruturas mundiais podem ser abaladas pois são transitórias, mas o reino de Deus para seus filhos é inabalável, eterno. O percurso pode ser longo, mas podemos pertencer a este reino, pois assim Deus nos constituiu.
Ap.1:5,6 – “E da parte de Jesus Cristo, que é fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou e em seu sangue nos lavou de todos os pecados e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai. A ele a glória e o poder para sempre. Amém.”

7 comentários:

  1. Esclarecedor... muito bem explicado!!!!

    ResponderExcluir
  2. muito interessante,q Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Pode ser usado para uma excelente meditação.

    ResponderExcluir
  4. MEU AMADO IRMÃO MUITO OBRIGADO POR ESSE SUBSIDIO QUE FOI DISPONIBILIZADO, PARA O APOIO AQUELES E AQUELAS QUE SE DISPÕEM A CONHECER MELHOR AS SAGRADAS ESCRITURAS. DEUS O ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  5. Seja feita a vontade de Deus,foi mais um conhecimento, a diferença entre os montes Sinai e Sião.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo esclarecimento , Deus e Fiel.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão!