terça-feira, 23 de junho de 2009

O VALE DE BACA

Sl.84:5,6 – “Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplainados, que passando pelo vale de Baca faz dele uma fonte.”
Quando foi a última vez que você olhou para o céu contemplando as estrelas, ou olhou para o mar perscrutando o infinito, ouviu os passarinhos cantando, ou o vento ciciando em seus ouvidos?
Quando foi que o silêncio interior proporcionou em ti uma paz que excede o conhecimento humano?
Estes momentos só são produzidos quando estamos em perfeita sintonia com o Criador.
Não permita que as tribulações silenciem o seu louvor e o reconhecimento da presença daquele que te criou.
O vale de Baca era o local de passagem para Jerusalém. Diversas plantas aromáticas ali floresciam, e, por ser um local desértico, as plantas se cristalizavam em formato de lágrimas. Este vale também era conhecido por vale das balsameiras, cujas plantas serviam para produzir bálsamos curativos.
Baca também significa 'terreno árido', mas no tempo do rei Josafá o vale de Baca teve seu nome mudado para vale de Beraca, que significa Vale das Bênçãos.
II Cr.20:26 – "E ao quarto dia se ajuntaram no vale de Beraca, porque ali louvaram ao Senhor; por isso chamaram o nome daquele lugar o vale de Beraca até o dia de hoje. Então voltaram todos os homens de Judá e de Jerusalém, e Josafá à frente deles, para virem a Jerusalém com alegria; porque o Senhor os alegrara acerca dos seus inimigos.”
Deus pode transformar um vale de lágrimas num vale de bênçãos, convertendo-o em um manancial donde fluem as águas da fonte eterna!
Sl.19:2 – "Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra a sabedoria à outra noite.”
Nem sempre as lágrimas precisam significar dor e sofrimento... As lágrimas podem ser águas curativas, fonte de alívio ou de alegria, e nunca devem ser desconsideradas.
Sl.30:5b – “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”
Que o romper de um novo dia possa trazer uma reflexão de louvor, de alegria e de agradecimento por tudo o que o Senhor nos tem feito. Um dia não haverá mais lágrimas nem dor, mas enquanto estivermos peregrinando por aqui, que estas lágrimas possam fluir, purificando nosso interior.
Ap.21:4 – “E Deus limpará todas as lágrimas de seus olhos; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor: porque já as primeiras coisas passaram.”

2 comentários:

Deixe seu comentário ou sugestão!