quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O PACTO DO SAPATO

Sl.60:8 – “Moabe é a minha bacia de lavar; sobre Edom, lançarei o meu sapato; alegra-te, ó Palestina, por minha causa.”
Este salmo nos fala da excelência das promessas de Deus e das vitórias que obtemos quando estamos alicerçados em sua Palavra.
Lançar o sapato, no versículo acima, significa retomar a posse dos bens perdidos. Edom andou errante, mas Deus aqui se compromete em resgatá-lo.
Era costume em Israel que, quando alguém cedia seu direito de terras ou possessão a um parente, tirava o sapato e o entregava ao parente como testemunho do acordo.
Um exemplo disto se encontra no livro de Rute, a qual, apesar de moabita, casou-se com um dos filhos de Israel. Ao ficar viúva, em vez de retornar ao seu povo de origem, preferiu seguir com sua sogra para servir ao Deus que conhecera e no qual crera. Esta estrangeira, através de sua fé, conseguiu resgatar, por intermédio de Boaz, as terras que haviam sido abandonadas por seu sogro em ocasião de aperto e fome.
Rt.4:7 – “Havia, pois, já há muito tempo este costume em Israel, quando a remissão e contrato, para confirmar todo o negócio, que o homem descalçava o sapato e o dava ao seu próximo: e isto era por testemunho em Israel.”
Para que um nome de família tivesse continuidade, era comum que a mulher que enviuvasse antes de ter um filho casasse com o cunhado: desse modo, o nome do marido morto não seria apagado da história. Se o cunhado se recusasse a assumir este compromisso, a viúva, diante dos anciãos, descalçaria o cunhado e lhe cuspiria na cara, chamando-o de “o descalçado”.
Era um ato de humilhação contra aquele que se rebelava ante os mandamentos de Deus.
Deut.25:9,10 – “Então sua cunhada se chegará a ele na presença dos anciãos, e lhe descalçará o sapato do pé, e lhe cuspirá no rosto, e protestará, e dirá: Assim se fará ao homem que não edificar a casa de seu irmão; e o seu nome se chamará em Israel: A casa do descalçado.”
Tirar os sapatos também significa submissão, como ao entrar em lugares santos. Moisés foi alertado pelo Senhor quando tentou se aproximar da sarça ardente:
Ex.3:5 –“Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.”
Josué, antes da tomada de Jericó, foi avisado de que antes de receber as instruções do anjo do Senhor deveria tirar as sandálias:
Js.5:15 – “Então disse o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo.”
O gesto de descalçar-se também denota respeito às autoridades superiores. Na casa de indivíduos abastados era comum haver um criado designado para desatar as sandálias de convidados, participantes de banquetes ou visitantes. Para entrar no Tabernáculo e no Templo, os sacerdotes tiravam os sapatos, pois estavam pisando em território santo.
João Batista, o precursor de Jesus, declarou:
Mc.1:7 – "Após mim vem aquele que é mais forte que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas alparcas.”
Diante da presença de Deus, em seus lugares santos, precisamos estar descobertos e descalços.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Naiara. Novos estudos e reflexões são publicados toda semana. Se procura um tema específico, use a caixa de pesquisa no topo, à direita.

      Excluir
  2. Obrigada,precisa entender o porquê em minha revelação alguém me entregava um par de sapato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calçados do evangelho da paz de Cristo para a vida eterna. Salvação da Alma.

      Excluir
  3. Era o costume da época, como se fosse o contrato hoje.Muito interessante,para cada o seu costume.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão!