sábado, 8 de agosto de 2009

O SIGNIFICADO DOS QUATRO VENTOS

O poder de Deus atinge todas as áreas. Tudo está sujeito a Ele, pois foi quem criou os céus, os mares, a terra e tudo o que nela há.
Am.4:13 – “Porque é ele que formou os montes e cria o vento, e declara ao homem qual é o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da terra, o Senhor, o Deus dos Exércitos é o seu nome.”
Nos tempos antigos, não eram conhecidas com a precisão de hoje todas as condições climáticas, mas eram reconhecidos os quatro ventos: o do oriente, ocidente, norte e sul.
Os ventos são os movimentos naturais do ar que indicam procedência, condições e variações do tempo.
O vento norte é conhecido pelos árabes como "simum”, cuja tradução significa “veneno”. Trata-se de ventos abrasadores que levantam grandes tempestades de areia e causam fortes dores de cabeça, febre e nevralgia.
Pv.25:23 – “O vento norte afugenta as chuvas.”
O vento oriental, que sopra do deserto, interfere nas plantações, chamuscando os grãos (Gn.41:6 e 23,24) e secando as vinhas (Ez.17:9). A praga dos gafanhotos trazida pelo vento oriental causou a destruição de toda a erva da terra.
Ex.10:13 – “Então estendeu Moisés sua vara sobre a terra do Egito, e o Senhor trouxe sobre a terra um vento oriental todo aquele dia e toda aquela noite; e aconteceu que, pela manhã, o vento oriental trouxe os gafanhotos.”
O vento leste é signo de devastação e da justiça divina. A ventania que assolou a casa de Jó e matou seus filhos proveio de um vento oriental. As naus de Társis foram destruídas pelo vento oriental. Foi o mesmo vento oriental que abriu o Mar Vermelho. As codornizes que saciaram o desejo de carne do povo hebreu foram trazidas também por forte vento do Oriente (Nm.11:31).
Sl:48:7 – “Tu quebras as naus de Társis com o vento oriental.”
Ex.14:21 – “Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco e as águas foram partidas.”
Ez.19:12 – “Foi arrancada com furor, foi abatida até a terra, e o vento oriental secou o seu fruto, quebraram-se e secaram-se as suas fortes varas, e o fogo as consumiu.”
O vento leste aporta rajadas violentas e faz secar as fontes de água.
Os.13:15 – “Ainda que dê fruto entre os irmãos, virá o vento leste, vento do Senhor, subindo do deserto, e secar-se-á a sua nascente, e secar-se-á a sua fonte; ele saqueará o tesouro de todos os vasos desejáveis.”
O vento leste também é comparado a um grito de guerra e de justiça.
Is.27:8 – “Com medida contendeste com ela quando a rejeitaste, ele a tirou com o seu vento forte, no tempo do vento leste.”
O vento ocidental traz a umidade do mar. Foi ele o responsável pela retirada dos gafanhotos do Egito e pelo fim do longo período de estio profetizado por Elias. O vento do Ocidente indica livramento.
I Re.18:45 – “E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva.”
Os ventos provindos do sul, conhecidos pelos árabes como “siroco”, são ventos suaves e calmos que sopram na primavera.
Lc.12:55 – “E quando sopra o vento sul dizeis: Haverá calma, e assim sucede.”
Os ventos permeiam os juízos de Deus sobre a terra. Simbolicamente, os ventos significam o sopro da vida de Deus em nós. Pessoas de fé duvidosa são comparadas a quem é levado pelo vento de qualquer doutrina (Ef.4:4).

11 comentários:

Deixe seu comentário ou sugestão!