domingo, 8 de junho de 2008

BATISMO

O batismo significa um marco simbólico, um sinal exterior, que deve reproduzir um efeito interior de uma mudança para nossa identificação com Jesus Cristo.
- Aquele que crer e for batizado será salvo.
Mt.3:13 – “ Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.”
O batismo de João, o precursor de Jesus, era para o povo se arrependesse de seus maus caminhos, confessando seus pecados. Representava o mesmo compromisso com Deus que a circuncisão representava no Velho Testamento.
Assim como a circuncisão tem a ver com o ato de cortar o pecado da carne, o batismo nas águas significa o sepultamento do velho homem, e sua recriação como nova criatura.
Para os judeus o ato da circuncisão era e continua sendo o sinal visível de sua aliança com Deus.
Jesus se submeteu ao batismo de João para que se cumprisse a lei, embora não fosse pecador.
Jo.3:5 – “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”
Este ato de obediência de Jesus nos leva a entender que o batismo nas águas é uma das formas de proclamarmos nossa nova filiação. Porque a nossa regeneração completa nos advém de confessarmos que Jesus é nosso Salvador pessoal.
Rom.10:9 –“ Se com tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.”
Quando Jesus anunciou aos seus discípulos sua condenação, Tiago e João pediram que lhes dessem um lugar para juntos se assentarem em sua glória. Ao que Jesus lhes respondeu:
Mc.10:38 - “Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?”
Lc.12:50 – “Importa, porém, que eu seja batizado com um certo batismo, e como me angustio, até que venha cumprir-se.”
A experiência deste certo batismo para Jesus foi sua morte, sua crucificação e a
sua separação de Deus. Sua entrega resultou em nossa salvação.
Jesus que já desfrutava da eternidade, foi levado a esta experiência de morte e estava angustiado diante de tal expectativa que era inusitada para ele!
Esta é a mesma sensação que temos diante da morte! Por termos sido criados para sermos eternos e perdido esta condição, tememos diante do desconhecido.
Rom.6:4 – “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.”
Nosso temor só passa, quando sabemos que estamos salvos e que a nossa eternidade foi alcançada através da ressurreição de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!