sábado, 21 de agosto de 2010

JOSUÉ, O PRECURSOR DE MOISÉS

A história de Josué é muito singular. Podemos dizer que ele foi o filho espiritual e principal assistente de Moisés, que lhe mudou o nome.
Num.13:16 – “Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou para espiar a terra. Ora, a Oséias, filho de Num, Moisés chamou de Josué.”
Sua mudança de nome deve-se, provavelmente, ao fato de que Moisés prenunciava que Josué seria seu sucessor.
Josué significa 'o Senhor é salvação'. Nascido no Egito, participou de todos os grandes eventos de sua época: a fuga da escravidão egípcia, a travessia do Mar Vermelho, a instituição da Páscoa, a peregrinação no deserto, a cessação do maná dos céus, a circuncisão do povo após quarenta anos de caminhada, a abertura do rio Jordão para que os sacerdotes atravessassem a arca com os pés secos.
Antes de conquistar a terra prometida, Josué levantou um altar para o Senhor, com 12 pedras retiradas do Rio Jordão, como memorial ao Senhor, representando as doze tribos de Israel.
Josué foi um poderoso e destemido guerreiro obediente às ordens de Deus, por isso foi o escolhido para substituir Moisés no processo de posse e distribuição da herança às tribos de Israel.
Js.11:15 – “Como ordenara o Senhor a Moisés, seu servo, assim Moisés ordenou a Josué; e assim Josué o fez, nem uma palavra tirou de tudo o que o Senhor ordenara a Moisés.”
Como guerreiro, sempre dependente de Deus, conquistou as terras de norte a sul, anulando o poder de 31 reis. A primeira e principal conquista foi a cidade fortificada de Jericó, com a derrubada de seus muros.
Outro acontecimento de grande importância na sua vida foi quando cinco reis amorreus vieram guerrear contra ele, e Josué e pediu para o Senhor que o sol e a lua fossem detidos até que seu exército prevalecesse e tomasse posse das terras.
Js.10:13 – “E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. O sol, pois, deteve-se no meio do céu, e não apressou-se a pôr-se quase um dia inteiro. E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o Senhor assim a voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel.”
Js.11:23 – “Assim, Josué tomou toda a terra; conforme tudo o que o Senhor tinha dito a Moisés; Josué deu a herança aos filhos de Israel, conforme suas divisões, conforme as suas tribos, e a terra repousou da guerra.”
Quando Moisés enviou os doze espias para observarem as terras de Canaã, somente Josué e Calebe vieram com um relatório favorável. Por esta demonstração de fé, foram os únicos da antiga geração que alcançaram a promessa de atravessarem rumo à terra prometida. Os demais foram dizimados por sua própria rebeldia e falta de fé.
Antes de partir para a conquista, para que fosse vencedor em todas as batalhas, Josué acampou em Gilgal, à beira do rio Jordão, para circuncidar o povo que havia nascido no deserto. No acampamento de Gigal, o povo também recebeu as novas estratégias de Deus para suas vidas.
A fortaleza de Jericó só foi conquistada depois que a casa do Senhor estava em ordem. Quem atravessou o Jordão após Gilgal foram os que estavam espiritualmente com seus corações e também com sua carne circuncidados.
Para ter vitória em Jericó, usando um paralelo espiritual para nossas vidas, o processo de Deus é este: acampar em Gilgal, para receber novas estratégias de Deus, e atravessar o rio Jordão para alcançar Canaã. Os que possuíram a terra pertenciam à nova geração, temente e obediente a Deus.
Somos esta nova geração e precisamos nos espelhar em Josué.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!