sábado, 3 de agosto de 2013

VIGILÂNCIA


I Co.10:12 – “Aquele pois que cuida estar em pé, olhe para que não caia.”
Precisamos preservar aquilo que conquistamos. Temos uma tendência a desprezar o que já foi conquistado: o troféu ganho perde o valor. Temos que aprender a guardar, valorizar e proteger o que Deus já nos deu, seja um bom emprego, uma família abençoada, amigos ou bens.
Sambalate se indignou com a reconstrução dos muros empreendida por Neemias e tentou barrar seu projeto. É assim que o inimigo age!
Edificar é trabalhoso, exige tempo, disposição e energia. A vontade do inimigo é acabar com o que temos edificado durante tanto tempo, às vezes uma vida inteira.
Nee.4:1 e 3 – “E sucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus. E estava com ele Tobias, o amonita, e disse: ainda que edifiquem, contudo, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra.”
Sambalate e Tobias se iraram quando as brechas estavam sendo tapadas e os muros restaurados. Os inimigos se levantaram contra o povo de Deus, unindo-se com os demais para desviarem os judeus de seus objetivos.
Nee.4:9 – “Porém oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite.”
Esta é a importância da vigilância: Vigiai e orai é ordem explícita na Palavra de Deus!
Nee.4:17 – “Os que edificavam o muro, e os que traziam as cargas, e os que a carregavam, cada um com uma mão faziam a obra e na outra traziam as armas.”
Nossas armas não são carnais, mas são poderosas em Deus para destruir fortalezas e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus (II Co.10:4).
Quando conhecemos o Deus a quem servimos podemos usar das armas disponíveis a nosso favor: o capacete da salvação, o escudo da fé, a couraça da justiça, a espada afiada de dois gumes e os pés calçados com o evangelho da paz (Ef.6:14,17).
II Sam.23:8 – “Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se juntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus, este se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus: e o Senhor obrou grande livramento.”
Samá era um dos valentes do exército de Davi. Com intrepidez, lutou para guardar a sua plantação de lentilhas.
Se Deus te der apenas uma plantação de lentilhas, lute para preservá-la. Temos que ter disposição para defender e valorizar aquilo que possuímos. Quando damos o devido valor ao que temos, o inimigo não pode tomar posse de nossos bens!
Nunca despreze o que Deus já te deu. Valorize seu pai, sua mãe, sua família, seus filhos, seu relacionamento, seu emprego.
Nunca lute sozinho: dependa de Deus e deixe que Ele providencie o livramento.
Lc.21:34,36 – “Vigiai pois em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas as coisas que hão de acontecer.”
SELAH: páre e pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!