quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

RESPEITO HUMANO


Lc.8:49 – “Não incomodes o Mestre, a tua filha já está morta.”
Evitamos ser inconvenientes: não gostamos de incomodar ninguém, e muitas vezes desistimos de realizar projetos que nos estão reservados por temor de importunar alguém. Somos movidos por complexos de inferioridade e de baixa auto-estima, por prisões recebidas desde a infância, tais como: não toques, não fales, não respondas. Isso pode travar até mesmo nossa comunhão com Deus.
A perseverança consiste em lutar sem jamais desistir, esforçando-nos para conquistar bênçãos sem nos desviar do foco principal.
A resposta de Jesus para Jairo foi:
“Não temas; crê somente, e tua filha será salva.”
Mt.15:22 – “E eis que uma mulher cananéia,  que saíra daquelas cercanias, clamou dizendo: Senhor, filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.”
Esta mulher correu atrás de sua bênção!
Jesus falou-lhe que seu objetivo era a salvação dos judeus; para testar sua fé, usando uma formulação que nos parece grosseira, disse:
Mt.15:26 – “Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-los aos cachorrinhos.”
A palavra “cães” era normalmente usada para identificar todos os zombadores da palavra de Deus.
Não crie imagens distorcidas; muitas vezes as migalhas são suficientes para que os milagres aconteçam. A cananéia simplesmente aceitou humildemente esta resposta e adorou a Cristo, respondendo:
Mt.15:27 – “Os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus senhores.”
Jesus admirou sua qualidade de fé, e no mesmo momento sua filha foi liberta.
O respeito humano e o receio de incomodar tornam-se grande impedimento para recebermos o melhor de Deus.
A parábola do juiz iníquo (Lc.18:1,8) nos informa que uma viúva incomodou a tal ponto este juiz que ele resolveu lhe fazer justiça. Devemos insistir quando nossa causa é justa, mesmo que seja tarde ou fora de hora!
Lc.11:5 – “Qual de vós terá um amigo, que se for procurá-lo a meia-noite, e lhe disser: empresta-me três pães...”
Podemos até apresentar nossas reservas, porém não podemos deixar de atender a um amigo que se encontra em dificuldades.
Jesus procede assim: atende a nossas importunações, mesmo que seja tarde ou fora de hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!