terça-feira, 28 de agosto de 2018

EQUILÍBRIO E RACIONALIDADE


 Rom.12:1 – “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que vos apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional, e, não vos conformeis com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento.”
Quando vivemos de maneira racional e equilibrada, sem grandes arroubos ou paixões humanas estamos sujeitando nosso corpo, nossa alma e nosso espírito para permanecermos coerentes à Palavra de Deus. De certa forma nos submetemos a um sacrifício, mas à medida que compreendemos, somos transformados e aquilo que antes representava uma grande dificuldade, vai sendo diluído e acaba nos dando grande prazer, porque, a partir daí, percebemos o grande toque de Deus.
Disciplina – esta é a palavra!
Não gostamos de ser disciplinados, porque a nossa tendência desde a mais tenra infância é dominar (Antes do pecado original, a ordem expressa dada a Adão era que dominasse toda a terra).
Sl.12:1 – “Quem ama a disciplina, ama o conhecimento.”
Realmente, quando somos disciplinados não nos sentimos confortáveis, mas quando percebemos quão preciosas são as correções e usufruimos dos seus benefícios vamos nos conformando, isto é, amoldando-nos.
Hb.12:11 –“Em verdade, toda a correção, ao presente, não parece de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça exercitados por ela.”
O exercício que está proposto é o conhecimento da verdade contida na Palavra de Deus. A verdade tem que ser compreendida emocional e racionalmente. Precisa atingir o corpo, a alma e o espírito. Ao não nos conformarmos com o mundo estamos sendo transformados através da verdade da Palavra e podemos entender qual e a vontade perfeita de Deus para as nossas vidas.
Diversas vezes Jesus instruiu seus discípulos para que andasse em verdade, dando-nos a entender qual o critério para o uso da Palavra, em todo o seu conhecimento e revelação, que podemos explicar do seguinte modo:
Verdade formal – através do estudo diligente da Palavra de Deus.
Verdade informal – através da comunhão íntima e diária com o Senhor da Verdade.
Mt.5:17 – “Em verdade, em verdade vos digo, se o grão de trigo não morrer, não produzirá frutos.”
Você já morreu hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!