sábado, 7 de dezembro de 2019

CASAMENTO - UMA INSTITUIÇÃO CRIADA POR DEUS


 Gn.2:18 – “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora idônea que esteja diante dele”.
Ao formar o homem à sua imagem e semelhança, o Senhor sentiu a necessidade de criar a mulher para que o homem não fosse um solitário no Jardim do Éden. Desde o início da criação o projeto de Deus era que dali surgisse a primeira família.
Gn.1:27,28 – “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou, e Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra; e dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre todo animal que se move sobre a terra.”
Embora tenha havido a queda através da tentação e do pecado, a palavra de Deus que permanece para sempre, em todo o decorrer da Bíblia, nos aponta para a direção de que o Senhor ama; a união entre um homem e uma mulher.
Mt.19:5 – “Portanto deixará o homem o pai e a mãe; e se unirá a sua mulher, e serão os dois uma só carne. Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus juntou não separe o homem.”
Todas as alianças feitas com Deus são eternas e por isso esta é uma celebração de alegria e de júbilo.
Quando Deus determinou a Noé a construção da arca, até os animais levados formavam pares.
Finalizando, Salomão em Eclesiaste deixou o seguinte recado:
Ecl.4:9,11 – “Melhor é serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu trabalho. Porque se um  cair o outro levanta seu companheiro. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?”
Deus é um Deus de alianças e celebrações. Desde o Antigo Testamento foram instituídas celebrações e muitas tinham a duração de sete a quinze dias. Eram festas comunitárias, cujo principal objetivo era a gratidão e o louvor a Deus por vários motivos: pelas boas colheitas, pelo descanso da terra, pela libertação da escravidão, como a Páscoa, ou pela restituição de terras comprometidas por dívidas conhecida como Ano do Jubileu.
Mas uma das celebrações mais importantes para o Senhor é a celebração do casamento. O primeiro milagre feito por Jesus foi as Bodas de Caná;  um casamento onde transformou a água em vinho.
Ecl.4:11,12 - "Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão, mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um os dois resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa."
A terceira dobra é a presença de Deus em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!