sábado, 12 de abril de 2008

ALTAR

Desde a antiguidade altares tem sido construídos por povos cristãos e não cristãos.
O termo hebraico para altar, mizbeath, significa lugar de matança ou lugar de sacrifício.
No Antigo Testamento o primeiro altar construído que se tem notícia foi o de Noé, depois de passado o dilúvio.
Gn.8:20 – “E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo, e de toda a ave limpa, e ofereceu holocaustos sobre o altar.”
Durante toda sua peregrinação, após sair de sua terra, Abraão construiu diversos altares, como símbolo de posse da terra.
Gn.12:7 – “E apareceu o Senhor a Abrão, e disse:A tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.”
Nas cidades de Betel, Aí e Hebron, Abrão também levantou altares para sacrificar animais e invocar o nome do Senhor.
O último altar edificado por Abraão foi em Moriá, quando levou Isaque, seu filho, para o sacrifício, em obediência a uma ordem de Deus.
Gn.22:9 – “E vieram ao lugar que Deus lhes dissera, e edificou um altar, e pôs em ordem a lenha, e amarrou Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.”
Esta foi a primeira troca feita por Deus. Devido sua atitude, Deus providenciou um cordeiro para a substituição de seu filho Isaque.
Durante toda a travessia no deserto para alcançar a Terra Prometida, Moisés também levantou altares dentro do Tabernáculo, composto de dois tipos: altar do holocausto, onde se sacrificavam os animais, e altar do incenso, para que o aroma enchesse todo o tabernáculo apresentando assim todos os pecados e petições do povo de Deus.
Saul, Davi, Salomão também edificaram altares para sacrifícios, louvores e adoração ao Senhor.
No Novo Testamento só há uma menção de um altar erigido ao “Deus Desconhecido”, em Atenas.
At.17:23 – “Porque passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: Ao Deus Desconhecido. Esse pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que vos anuncio.”
Hb.13:10 – “ Possuímos um altar...”
Afirmamos que este altar refere-se ao sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário; pois nele foi feita a segunda grande troca, o Cordeiro de Deus foi imolado: Sua vida pela nossa vida.
É neste altar que temos que depositar nosso sacrifício: a morte do nosso eu...

Um comentário:

  1. Elza, tenho passado por aqui e lido seus belos textos. Confesso que em muitos deles encontrei a palavra que precisava para aquela hora. Um abraço, Sueli Ferriani

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão!