quinta-feira, 7 de maio de 2009

TOMADA DE JERICÓ

Js.6:1 – “Ora, Jericó cerrou-se, e estava cerrada por causa dos filhos de Israel: nenhum saía ou entrava.”
A cidade de Jericó estava cercada: para conquistá-la, Josué dependia da direção de Deus. Primeiro, preparou o povo, circuncidando-o, pois nenhum dos filhos nascidos durante a peregrinação no deserto fora circuncidado. Depois disso, celebraram a Páscoa.
As estratégias dadas por Deus muitas vezes parecem loucura: em Jericó, determinou que a cidade fosse rodeada pelos homens de guerra durante seis dias. No sétimo dia, após rodearem a cidade, soariam as buzinas e gritariam...
Mesmo que as estratégias pareçam incomuns, o sobrenatural de Deus nos alcança!
Js.6:16 – “E sucedeu que, tocando os sacerdotes a sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: gritai porque o Senhor vos tem dado a cidade."
A ordem de Deus era para que somente Raabe e seus familiares fossem poupados, e dos despojos da cidade a prata, o ouro, o metal e o ferro fossem aproveitados e oferecidos a Deus, pois estes materiais não se destroem quando passados pelo fogo.
Assim se passará com nossos galardões: se forem feitos de ouro, prata ou bronze não serão destruídos pelo fogo. A vitória tem que nos estruturar para não perdermos o que já foi conquistado, porque a palha e o feno não se aproveitam. Ao passarmos pelo fogo de Deus, somos purificados, saem todas as escórias, e são lançadas fora todas as maldições.
Js.6:18 – “Tão somente guardai-vos do anátema, para que não vos metais em anátema tomando dela, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o turveis.”
Js.7.1 – “Prevaricaram os filhos de Israel no anátema, porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel.”
Anátema significa maldição; prevaricar significa omitir ou ultrapassar as ordens de Deus. Quando permitimos que maldições façam parte de nossas vidas, prevaricamos contra as ordens de Deus. Acã cobiçou e guardou a capa babilônica, duzentos siclos de prata, cunhas de ouro (Js.7:21). Este ato de desobediência interferiu na conquista da cidade de Aí.
– “Israel pecou": essa foi a resposta de Deus a Josué quando não entendeu o que estava ocorrendo!
Precisamos tirar de nosso meio todos os despojos ordenados por Deus, mesmo que sejam atraentes. Flertar com o pecado traz sérias conseqüências. Não esconda nenhum despojo. O inimigo tenta nos seduzir para nos distanciar da palavra de Deus. Qualquer coisa que ocupe lugar em nossa “tenda” que não seja direcionado por Deus é anátema!
Em I Samuel 15, é relatada a desobediência do rei Saul, que deveria destruir todos os amalequitas, desde o rei até crianças e o gado do rebanho. Mas Saul poupou o rei Agague e as melhores ovelhas e gado, e acabou perdendo seu mandato.
Não podemos nos deixar seduzir nem pelas capas babilônicas, nem pelas vacas gordas, para não atrair anátema para nossas vidas. Não podemos atropelar os planos de Deus. Se alguém recebe a direção de Deus e não a cumpre, torna-se responsável por sua atitude: a responsabilidade é individual.
Deus é um Deus de graça e misericórdia e os planos traçados por Ele, quando obedecidos, são concretizados e são para uma vida abundante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!