quarta-feira, 22 de julho de 2009

O TEMOR AO SENHOR

Pv.1:7 – “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.”
Nos dias atuais vemos que os filhos não temem nem respeitam seus pais. Esquecem-se, motivados pela total liberdade e falta de limites, que necessitam de alguém a quem obedecer e dar satisfação do que fazem.
Não culpo tanto os filhos, mas aos pais, que não se importam de estabelecer limites apropriados de acordo com o crescimento e a maturidade de seus filhos.
Na bíblia relata-se a história de Eli, um sacerdote levantado por Deus antes da saída do Egito. O pacto de Deus com ele seria de um sacerdócio eterno, mas esta aliança foi desfeita, porque Eli não educava corretamente seus filhos.
I Sam.2:30 – Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade tinha dito eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora, diz o Senhor: longe de mim tal cousa, porque aos que me honram, honrarei, porém aos que me desprezam, serão desprezados.”
A palavra de Deus nos aponta que a correção e a disciplina no momento pode ser desagradável, mas trazem frutos eternos.
Não devemos ser coniventes com o pecado, mesmo que parta de nossos filhos. A autoridade que nos foi dada como pais, é para que a exercitemos, disciplinando com amor.
O cumprimento das promessas de Deus depende de nossa fidelidade e nosso compromisso com Ele. Este sacerdócio foi rompido pela falta de compromisso com a palavra de Deus e pela sua complacência com o pecado. Como resultado destes atos, a tragédia se alastrou sobre estas vidas, pois seriam sacerdotes eternamente.
I Sam.3:13 – “Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os filhos execráveis, não os repreendeu.”
Os.4:6 – “O povo está perecendo pela falta de conhecimento de Deus.”
Esta realidade constatada pelo profeta Oséias é que quando não conhecemos ao Senhor, ficamos entregues à nossa própria sorte.
Temer não significa ter medo, mas respeito, obediência e amor. Quando amamos, respeitamos e obedecemos, estes princípios nos afastam do egoísmo, da tirania e da desobediência.
A preocupação maior dos pais é com o bem estar que possam estar proporcionando aos seus filhos através de seus ganhos, esquecendo-se que o tempo de atenção para eles é muito mais importante do que brinquedos ou roupas de marca.
O dinheiro é muito importante, mas não é tudo. Muitas vezes uma criança que tenha uma situação de vida com menos regalias, mas com mais atenção e amor são as que tem mais equilíbrio emocional e dão valor aquilo que tem e estão mais dispostas a dividir.
Os pais precisam se conscientizar que a qualidade de tempo despendido com seus filhos não é desperdício; precisam ser acordados antes que seus filhos cresçam com conceitos errados quanto às suas responsabilidades de amor ao próximo, respeito aos pais e temor ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!