sábado, 3 de outubro de 2009

QUEM SÃO OS ANJOS

Anjos são seres celestiais que cumprem as ordens de Deus, seja para levar uma mensagem de aviso ou para o cumprimento de uma ação.
Ma’lak é a palavra hebraica para mensageiro, a palavra “anjo” deriva do grego: angelos.
O ministério principal dos anjos, conhecidos como “anjos da guarda” é a nossa proteção.
Sl.91:11 – “Porque aos anjos dará ordens a teu respeito, para que te guarde em todos os teus caminhos.”
Vemos que Satanás usou a citação acima na tentação de Jesus, porque como anjo caído, conhecia muito bem a proteção angelical e tentava confundir Jesus malignamente, através da Palavra verdadeira.
Na bíblia encontramos também diversas citações como: “anjo do Senhor” ou “anjo de Deus”; apesar das mesmas funções, podemos identificá-los como o pré-anúncio da presença de Cristo.
Jz.13:18 – E o anjo do Senhor lhe disse: Porque perguntas o meu nome, visto que é maravilhoso?
Esta foi a resposta do anjo para Manué, pai de Sansão, quando recebeu a promessa que sua mulher conceberia um filho.
Maravilhoso, este é um dos atributos apontados na anunciação do Messias:
Is.9:6 – “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e Príncipe da paz.”
Há quatro qualificações bíblicas para os anjos:
Ma’lak – são os anjos mensageiros conhecidos como anjos da guarda:
Zc.1:14 – “E o anjo que falava comigo me disse: Clama dizendo: Com grande zelo estou zelando por Jerusalém e por Sião.”
Estes foram os anjos enviados como proteção de Israel durante a travessia no deserto:
Ex.23:20 – “Eis que envio um anjo diante de ti, para que te guarde neste caminho e te leve ao lugar que te tenho aparelhado.”
Para retirar Ló e sua família da cidade de Sodoma Deus enviou dois anjos:
Gen.19:1 – “E vieram dois anjos a Sodoma à tarde e estava Ló assentado à porta de Sodoma, e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro, e inclinou-se com o rosto à terra.”
Ma’lak IHWH (YAVE) – ou anjo do Senhor, cumprem as mesmas funções dos outros anjos, porém se expressam nítidamente no lugar de Deus. Foi reconhecido como sendo Deus e recebeu adoração.
Jz.13:20 – “E sucedeu que subindo a chama do altar ao céu, o anjo do Senhor subiu na chama do altar; o que vendo Manué e sua mulher, caíram em terra sobre os seus rostos.”
Kerûb – querubim - a palavra se encaixa no idioma acádio e significa aqueles que honram, bendizem, louvam e adoram a Deus. Sua presença é citada como guardadores do Éden depois da expulsão de Adão:
Gn.3:24 – “E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do Jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.”
As imagens de ouro de dois querubins foram colocadas em cima da arca da aliança, por ordens expressas por Deus:
Ex.25:22 – “E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho) tudo o que eu ordenar aos filhos de Israel.”
Ezequiel teve várias visões dos querubins e nos faz uma completa descrição no primeiro capítulo de seu livro. São reconhecidos como os guardadores da glória de Deus.
Ez.1:28 – “Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia de chuva, assim era o aspecto do seu resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do Senhor; e vendo isto caí sobre o meu rosto, e ouvi a voz de quem falava.”
Saraph – ou serafim – A palavra “saraph” significa queimar e está implícita a purificação através do fogo, a santidade.
Is.6,6,7 – “Mas um dos serafins voou para mim trazendo em sua mão uma brasa viva que tirara do altar com uma tenaz; e com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada e purificado os teus pecados.”
Para finalizar podemos dizer que os anjos, em qualquer situação que nos sejam apresentados, são seres celestiais à nosso serviço.
Hb.1:14 – “Não são todos eles espíritos ministradores enviados para serviço e favor dos que hão de herdar a salvação?”
Hb.1:7 – “E quanto aos anjos diz: O que de seus anjos faz ventos e de seus ministros labaredas de fogo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!