sexta-feira, 30 de julho de 2010

DONS DISTRIBUÍDOS POR DEUS

Tg.1:17 – “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há sombra, nem variação.”
Não temos nada especial que não tenhamos recebido de Deus. Se remetermo-nos à parábola dos talentos (Mt.25:15,30), veremos que o Senhor os distribuiu para que se fizesse bom uso deles: os dons nos foram distribuídos para que investíssemos em Seu reino.
O que Deus nos dá tem sempre um propósito, uma utilidade.
Ef.4:7 – “A graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.”
Apóstolos, mestres, profetas, pastores e evangelistas são qualificações recebidas de Deus (Ef.4:11).
Os dons recebidos são irrevogáveis, porque o Senhor não nos dá nada para depois retirar; não se trata de um empréstimo, é dádiva, mesmo quando não é usada corretamente.
Rom.11:29 – “Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.”
Como portadores de tal graça, precisamos ter o zelo de aplicá-la corretamente, para não corrermos o risco de perder a salvação.
I Co.10:23 – “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém: todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.”
Na primeira Carta aos Corintos, no capítulo 12, Paulo nos dá uma verdadeira aula ilustrativa sobre a diversidade dos dons espirituais:

Dons de revelação: 
a) Sabedoria
b) Ciência
c) Discernimento de Espíritos

Dons de poder: 
a) Fé (sobrenatural)
b) Cura
c) Operação de Maravilhas

Dons de locução: 
a) Profecia
b) Revelação
c) Interpretação de línguas

Estes dons distribuídos por Deus completam o corpo de Cristo: são a representação da Igreja, e o agente de distribuição é o Espírito Santo que habita em nós e nos dá a habilitação e a capacitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!