terça-feira, 29 de novembro de 2011

TRANSPORTE DA ARCA DE DEUS

I Sam.7:2.6 – “E sucedeu que desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram até vinte anos, e lamentava toda a casa de Israel após o Senhor.”
Para os israelitas, a arca de Deus representava a sua presença, mas, depois de uma batalha sangrenta contra os filisteus, onde trinta mil homens perderam a vida, os filisteus tomaram a arca como troféu por sua vitória, mas não conseguiram ficar com ela por muito tempo, pois durante os sete meses que com ela ficaram, foram assolados por grandes pragas e resolveram levá-la para uma cidade próxima, onde havia um povo temente a Deus.
I Sam.5:6 – “A arca de Deus trouxe aflição aos filisteus.”
A arca havia sido levada durante o reinado de Saul. Davi se preocupava com a falta  da arca em seu meio,  e convocou o povo para deliberar quando a trariam de volta.
I Cr.13 –  E disse Davi a toda a congregação de Israel: se bem vos parece, e que vem do Senhor nosso Deus, tornemos a trazer a arca de Deus para nós, porque não a buscamos nos dias de Saul.”
Depois que todos concordaram, fizeram um carro novo para transportá-la para Jerusalém,  e todos se alegraram cantando hinos e louvores.”
II Sam.6:3 – “E puseram a arca de Deus em um carro novo e a levaram a casa de Abinadabe, que está em Gibeá, e Uza e Aio, filhos de Abinadabe, a guiavam no carro novo.”
No meio do caminho, o carro pendeu e Uzá tentou segurar a arca com suas mãos, mas o Senhor estendeu sua mão contra Uzá, e ele foi morto.
II Sam.6:7 – “Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá.”
Davi foi tomado de grande temor quando viu que o que o Senhor havia feito, e questionou como e quando poderia trazer a arca de volta: Como virá a mim a arca de Deus?
O que ele não havia colocado dentro de seu coração é que as ordens de Deus são imutáveis, e tanto a mão estendida de Uzá como o transporte da arca já estavam deliberados nos mandamentos de Deus!
Ex.37 :5 – “E meteu os varais pelas argolas aos lados da arca, para levar a arca.”
A imprudência de Uzá foi tocar na arca, e o meio de transporte usado não poderia ser o dos filisteus!
Não podemos usar os meios do inimigo para finalizar as obras de Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!