quinta-feira, 7 de junho de 2012

SEGUINDO EM FRENTE

A historia de Ló nos é relatada em Gênesis, quando Deus ordena a Abraão que deixe sua terra e sua parentela (Gen.12:1) e siga para onde o Senhor determinara.
Abraão levou consigo o seu sobrinho Ló, que estava sob sua responsabilidade desde que ficara órfão.
Gen.12:5 – "E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e toda a sua fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã, e saíram para irem à terra de Canaã.”
Durante este trajeto, houve um desentendimento entre os pastores de Abrão e Ló, e estes resolveram separar-se (Gen.13:7). Mesmo caminhando em direções opostas, Abrão nunca deixou de zelar pelo bem-estar de seu sobrinho...
Quando Deus determinou a destruição da cidade de Gomorra, local da habitação de Ló, o Senhor, antes de executar seu projeto, avisou Abrão:
Gn.18:17 – “Ocultarei eu a Abraão o que faço, visto que certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra”.
Deus nunca faz nada sem revelar seus propósitos aos seus escolhidos, e Abraão, reconhecendo a longanimidade e a misericórdia de Deus, o inquiriu até à exaustão:
Gen.18:32 – “Disse mais: Ora não se ire o Senhor que ainda só esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez justos? E disse o Senhor: Não a destruirei por amor dos dez.”
Sabedor de que não havia nem dez justos na cidade, para avisar Ló do juízo já determinado, o Senhor mandou dois anjos com o seguinte recado:
Gen.19:15 – “Para que não pereças pela injustiça desta cidade.”
A ordem expressa era que saísse da cidade e não olhasse para trás (Gn.19:26).
Não parar e não olhar para trás é uma experiência que precisamos aprender. O passado não pode mover o presente; os fatos já vividos não nos levam a lugar nenhum. Ruins ou bons, não mudam o fluxo de nossas vidas, servem apenas como referência ou experiência para talvez não repetirmos os mesmos erros.
Is.43:18 – “Não vos lembreis das cousas passadas, nem considereis as antigas.”
Lc.17:32 – "Lembrai-vos da mulher de Ló".
Esta advertência nos lembra que a mulher de Ló, no episódio acima descrito, olhou para trás e transformou-se numa estátua de sal. Ao olhar para trás, ficou presa ao passado, temendo enfrentar o futuro.
Novidade de vida é para quem quer prosseguir desconsiderando o que já aconteceu. Temos que vencer os traumas, os medos, os ressentimentos, as dores... Tudo passa.
Sentimentos de injustiça não podem tomar conta de nossos corações, e Deus só pode fazer algo novo quando deixamos de olhar para trás.
Nossa vida tem que seguir em frente, não pode ficar paralisada.
Fil.3:13 – “Irmãos, quanto a mim, não o julgo que o tenha alcançado; mas uma coisa eu faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim.”
O caminho proposto para seguirmos adiante é o seguinte: a corrida não acabou, não podemos parar, precisamos seguir em frente. Olhar para trás ou parar atrasam nossa corrida rumo ao prêmio celeste.
Ef.3:14 – “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus, em Cristo Jesus.”
Ainda não cruzamos a linha de chegada, e os planos e os propósitos de Deus não podem ser interrompidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!