quinta-feira, 5 de julho de 2012

PROCESSO DE CONVERSÃO

Lc.22:32 – “Mas eu roguei ao Pai para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converterdes, confirma teus irmãos.”
Estamos em constante aprendizado: a cada dia novas situações se apresentam e temos que encontrar formas de lidar com os novos fatos.
No versículo acima, Jesus estava alertando a Pedro sobre os próximos acontecimentos. Apesar de Pedro ter acompanhado Jesus por três anos, seu aprendizado não havia atingido o processo de total conversão.
Conversão significa transformação, mudança, domínio perfeito do equilíbrio sobre todos os desejos da alma. Podemos até seguir Jesus, mas não sermos totalmente convertidos e precisamos estar alerta, pois certamente Satanás estará de olho para tirar proveito, se tropeçarmos. A autoconfiança pode ser uma pedra de tropeço, porque Pedro, em seguida a este aviso, falou ao Senhor:
Lc.22:33 – “Senhor, estou pronto para ir contigo até a prisão e a morte.”
A falsa sensação de bem-estar provocada por quem se acha superior em sua fé pode provocar a queda.
Pv.13:13 – “O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado.”
Jesus estava assinalando a Pedro o perigo que estava lhe rondando; e, quando recebemos uma palavra vinda de Deus, precisamos aceitá-la e obedecer.
Lc.22:40 – “Orai para que não entreis em tentação.”
Deixar de orar quando somos tentados é abrir uma brecha para a atuação do maligno.
Lc.22:45 – “E levantando-se da oração, veio aos discípulos, achando-os dormindo de tristeza.”
Dormitar em momentos cruciais é a oportunidade para que o inimigo invada e aja contra nossa saúde, nossos bens, ou atinja nossos queridos, através de suas setas inflamadas.
Quando tudo está bem, deixamos de orar. Precisamos ter disciplina de oração!
Lc.22:50 – “E um deles feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha.”
Sabemos que foi Pedro que tomou esta atitude (Jo.18:10). A ordem não partiu de Jesus, mesmo que ainda seguisse o Antigo Testamento ('olho por olho,dente por dente'). Logo a seguir, Jesus foi preso, e mais uma vez percebemos que Pedro assistiu a sua prisão, seguindo-o de longe.
Pedro estava caindo, pois sua alma não estava completamente submetida ao espírito, e o temor tomou conta de seu coração, o que o levou a negar seu comprometimento com o Mestre.
Lc.22:57 – “Porém ele negou-o dizendo: Mulher, não o conheço.”
Ao cantar o galo, Pedro percebeu que já havia negado a Jesus por três vezes, como o Senhor previra.
Lc.22:34 – "Digo-te, Pedro, que não cantará o galo antes que três vezes me negues.”
A falta de comprometimento e de fé e o medo fizeram com que Pedro chorasse amargamente. Diante de tais fatos, vemos que só estaremos prontos e completos para seguirmos o Mestre quando nossa alma estiver totalmente submetida à ação do Espírito Santo sobre o nosso espírito, o que significa a completa conversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!