sábado, 26 de janeiro de 2013

CORAÇÃO CONTAMINADO


Mt.15:10 – “Ouvi e entendei: o que sai da boca, procede do coração, e  isso contamina o homem.”
Através do coração, conhece-se a essência do homem. A aparência exterior não chama a atenção do Senhor: Ele quer te conhecer interiormente.
Vemos como exemplo a escolha de Davi, quando Samuel foi ungir o novo rei para o lugar de Saul. Ao ver Eliabe, o filho mais velho de Jessé, achou que este, devido ao seu porte físico, fosse o próximo rei, mas o Senhor chamou a sua atenção:
I Sam.16:7 – “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o tenho rejeitado, porque o Senhor não vê como o homem vê, pois o homem vê o que está diante de seus olhos, porém o Senhor olha para o coração.”
Pv.4:23,24 – “Sobretudo o que se deve guardar, guarde o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.”
Precisamos nos resguardar da tortuosidade de nossa boca para que o nosso coração não seja contaminado. Pensamentos contrários e língua ferina procedem de um coração contaminado (Mt.15:18,19). E, quando nosso coração está contaminado, não conseguimos entender a vontade de Deus, porque o orgulho, a presunção, a arrogância e a soberba nos dominam, e estes sintomas, guardados em nosso interior, formam raízes de amargura, que incrustadas, não permitem que o coração seja purificado e lavado pelo sangue de Jesus. E sem Jesus, somos pó, reduzidos a nada.
HB.12:15 – “Tendo o cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.”
Ex.4:6 – “E disse-lhe mais o Senhor: Mete agora a tua mão perto do teu coração. E tirando-a, eis que sua mão estava leprosa, branca como a neve.”
Moisés ainda duvidava de seu chamado para conduzir o povo à Canaã e precisou desta prova visível para retirar a contaminação de seu coração aqui representada pela lepra. Ao colocar novamente a mão sobre o peito, foi purificado e habilitado para servir a Deus.
Jesus foi colocado à prova na tentação do deserto, porque Satanás tentava contaminar seu coração:
1 – A transformação de pedra em pães – Para matar a fome. Somos tentados em nossas necessidades, em nossas carências.
2 – Distorção da Palavra de Deus – Ele dará ordens aos anjos a seu respeito (Sl.91). Desacreditar no que “está escrito” é pôr em dúvida a Palavra de Deus.
3 – Desejo de poder – O deslumbre com a glória, com a fama e o poder leva muitos a se perder.
Pv.27:21 – “O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, e o homem é provado pelos seus louvores.”
Ser elogiado é maravilhoso, mas precisamos estar com as mãos limpas e o coração puro, livre de qualquer contaminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!