sábado, 3 de maio de 2014

A TRIUNIDADE


Lc.24:49 – “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai: porém ficai na cidade de Jerusalém até que do alto sejais revestido de poder.”
Precisamos buscar compreender o Deus Trino ou a Triunidade de Deus.

I Jo. 5:7 – “Três testificam no céu: Pai, Filho e Espírito Santo, e estes três são um.”

A verdade é que em cada tempo vemos uma faceta da multiforme sabedoria do Senhor:

Deus – Jeová – apresentado em todo o Antigo Testamento.

Jesus – Filho – apresentado nos Evangelhos.

Espírito Santo – Após os Atos dos Apóstolos.

Jesus, antes de retornar ao Pai, nos deixou a promessa:

Jo.14:18 – “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós.”

Jesus, além de vir ao mundo para experimentar nossas dores e nos consolar, deixou a promessa de nos enviar um substituto: o Espírito Santo, para que, além de nos consolar, fizesse morada dentro de nós, ensinando-nos a viver de acordo com os princípios de Deus.

Jo.14:17 – “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conhecereis, porque habita convosco e estará em vós.”

Não podemos ficar sem quem nos console, sem o Espírito da Verdade.

Ser cheio do Espírito Santo é a consequência do batismo; a evidência de sermos cheios é o falar em línguas: isto significa conhecer o Deus verdadeiro que habita em nós. É compreender uma nova língua, com total fluência: compreender a linguagem do Espírito Santo.

Não existem clamores ou gritos vazios, quando conhecemos o autor e consumador de nossa fé. Não é conceito, é revelação; é tomar a verdade da encarnação de Jesus, mover-se nesta verdade, numa mesma batida de coração, no mesmo pulsar...

Temos plena autoridade sobre o Espírito Santo e, podemos limitar sua atuação, pois está sujeito a nós. Ele é Deus, mas temos o livre-arbítrio.

I Co.14:32 – “E os espíritos dos profetas, estão sujeitos aos profetas.”

Deus está sempre batendo à nossa porta, mas só entra em nossa habitação se abrirmos a porta e convidá-lo a entrar.

Ap.3:20 – “Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.”

Precisamos conhecer melhor o Espírito Santo!

Jó, quando teve a revelação do Deus a quem servia, falou: “Eu O conhecia só de ouvir falar, mas agora meus olhos Te contemplam” (Jo.42:5).

Preparamo-nos para ter uma vida melhor, estudamos para ter uma formação melhor, mas somos negligentes quanto à vida eterna. Buscamos conhecimento em tantas outras áreas e esquecemos que precisamos conhecer o Deus Trino.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!