segunda-feira, 30 de setembro de 2019

PREÇO DO DISCIPULADO




I Co.5:20a – “De sorte que somos embaixadores  da parte de Cristo.”
Ser embaixador significa ser representante de algum país perante outras autoridades, e esta foi a qualificação que nos foi dada por Jesus.
II Co.6:4 – “Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo, na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias.”
II Co.6:8,10 – “Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama: como enganadores, e sendo verdadeiros. Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos, como nada tendo, mas possuindo tudo.”
O preço de seguir Jesus é alto. Será que estamos dispostos a segui-lo?
Quando o Senhor participou da última ceia com seus discípulos surgiu entre eles o questionamento de quem seria o maior, e Jesus respondeu:
Lc.22:25 – “Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que tem autoridade sobre eles são chamados de benfeitores.”
Lc.22:26,29 –“Mas não sereis vós assim, antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. Pois qual é o maior: quem está a mesa, ou quem serve? Porventura, não é quem está a mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve. E eu vos destino o reino, como o meu Pai me destinou.”
Jesus sempre teve como princípio a igualdade, para que ninguém se ensoberbecesse e fez esta comparação mostrando que a humildade, a tolerância e o amor prevalecem contra toda a arrogância humana.
Logo após o término da ceia com seus discípulos, despindo-se Jesus de suas vestes, e cingindo-se de uma toalha, tomou uma bacia e começou a lavar os pés de todos eles enxugando-os com sua toalha. Ao aproximar-se de Pedro, este começou a se recusar, achando que esta atitude era incorreta dizendo:
Jo.13:8 – “Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.”
Ao ouvir isto, Pedro exclamou: Não só os pés, mas as mãos e a cabeça! Dizendo isto, queria esclarecer que não queria jamais se apartar de Jesus.
Continuando a instrução, Jesus retomou dizendo:
Jo.13:14, 17 – “Ora, se eu sendo Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vos também deveis lavar os pés uns aos outros. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior que seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem aventurados sois se assim o fizerdes.”
A todos nós foi dada a autoridade e o poder, pois para isto Jesus esteve aqui na terra!
Lc.10:19 – “Eis que vos dou autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.”
A autoridade que nos foi conferida por Jesus é para ser usada em todos os níveis de batalhas, pois já foram vencidas através de sua morte na cruz.”
A nossa autoridade não significa autoritarismo, que é ordem, sem direito a escolha, Um dos melhores exemplos focados através da bíblia é o caso do centurião que foi pedir a Jesus que curasse seu servo e achou-se indigno que o Senhor fosse até sua casa, pedindo que o Senhor enviasse sua palavra de cura para seu servo.
Lc.7:8 – “Porque eu também sou homem sujeito ä autoridade, e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: Vai; e ele vai; e a outro vem; e ele vem; e ao meu servo: Faze isto; e ele o faz.”
Jesus maravilhou-se pelo fato de que aquele centurião entendesse este princípio de autoridade que só pode ser exercida quando confiamos, quando cremos.
Lc.7:9 – “E Jesus ouvindo isto maravilhou-se dele, e voltando-se para a multidão que o seguia disse: Digo-vos que nem em Israel tenho achado tanta fé.”
Portanto, ouso perguntar: Qual é a sua autoridade, qual é a sua base de fé?
Concluindo, posso afirmar que o preço do discipulado é a nossa submissão, o nosso despojamento dos princípios de hierarquia, e, principalmente a nossa fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!