sábado, 26 de novembro de 2022

EXAMINANDO O NOSSO INTERIOR

Se visitarmos os porões de nossa mente, veremos que muitas coisas que estão lá acumuladas e juntando pó, poderiam ser jogadas fora há muito tempo. No nosso íntimo somos acumuladores; e coisas reaproveitáveis, nos desfazemos; e as imprestáveis recolhemos em nosso interior, para que, de alguma maneira continuarmos sofrendo com aquilo que já não deve mais interferir em nossas vidas.

Realmente somos seres estranhos...

Porque guardamos o baú das mágoas?

Os dias passam e nunca sabemos o que será do amanhã. Patinamos na lama dos ressentimentos por que esquecemos que existe o arrependimento e o perdão. Deixamos coisas importantes de lado e nos lançamos no abismo da solidão e da tristeza. Não precisamos viver desta maneira. A única forma de podermos enfrentar e dominar é a decisão de entregarmos estes fardos pesados a nosso Deus “deixando de lado as coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim” (Ef.3:13).

A parábola do filho pródigo exemplifica bem o que é voltar para a casa do Pai. O Pai sempre está disposto a receber seu filho de volta, mas muitas vezes a nossa autopiedade, o orgulho e a vaidade impedem de tomarmos esta decisão.

Perdemos tempo demais alimentando nosso ego e regando plantas malignas que não trazem nenhum refrigério para nossa alma. Para vivermos bem, precisamos nos levantar contra todos estes dominadores que insistem em nos afirmar que não merecemos o que nos é dado gratuitamente: a Graça de Deus para bem viver.

Temos aqui uma relação dos dominadores interiores que nos afastam da graça de Deus:

1 – Vontade Própria – nossa vontade é um fator principal para nos afastarmos do Senhor.

Jo.5:30 – “Eu não posso por mim mesmo fazer alguma coisa, como ouço, assim julgo, porque não busco a minha vontade mas a vontade do Pai que me enviou.”

2 – Orgulho – O orgulho é o alimento de nosso ego.

Fil.2:4 – “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo.”

II Co.12:6 –“Por que se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade, mas deixo isto de lado, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou ouve.”

Pv.27:2 – “Louve-te o estranho, e não a tua boca, o estrangeiro e não teus lábios.”

3 – Interesse Pessoal – Agir de acordo com aquilo que possa gerar benefícios próprios.

Fil. 2:21 – “ Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo.

II Co.13:4,5 – “O amor é sofredor, é benigno, o amor não é invejoso, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca seus interesses, não se irrita, não suspeita do mal.”

4 – Autocomplacência – Este gigante nos leva a passividade:em não se esforçar para melhorar suas atitudes: estou bem assim e isto basta.

II Co.8:2 – “Mas, se alguém cuida sabe alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.

Gal.6:3 – “Porque se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.”

5 – Presunção – A ostentação e a vangloria impedem a ação de Deus.

Jer.9:23 – “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio em sua sabedoria, nem se glorie o rico em suas riquezas.”

6 – Autossuficiência – Confiar na carne e na força humana, independência total de Deus: eu posso, eu faço, esquecendo-se do EU SOU.

Jo.5:30 - “Eu não posso por mim mesmo fazer alguma coisa; como ouço julgo, e o meu juízo é justo, porque não busco fazer a minha vontade, mas a vontade de meu Pai, que me enviou.”

7 – Egolatria –O nosso ego prevalece e apronta ciladas para nos afastar de Deus e de todos os seus mandamentos, nos levando a conflitos para agirmos em negação ao que nos leva a progredir no conhecimento de Deus.

Lc.6:32 – “E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.”

Mt.16:22 – E, Pedro tomando-o à parte começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor tem compaixão de ti, de maneira nenhuma te acontecerá isso.”

Mt.16:23 – “Disse-lhe Pedro: Ainda que seja necessário morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos fizeram o mesmo.”

Sua maneira pessoal de enfrentar o que Jesus estava revelando que aconteceria distanciaram da verdade efetiva, levando-o a negação. E sabemos qual foi o resultado, a maioria dos discípulos se afastaram do seu Mestre e Pedro O negou três vezes.

Estes são alguns dos dominadores que habitam em nosso interior e que precisam ser reconhecidos, para que possamos combatê-los e nos livrarmos desta carga pesada.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!