sexta-feira, 18 de novembro de 2022

VIDA ESPIRITUAL

Quando aceitamos Jesus, nascemos de novo e começa a nossa vida espiritual com Cristo

O nosso crescimento na vida cristã ocorre de acordo com nossa abertura para recebermos o alimento de Deus, através de sua palavra, da nossa disponibilidade de coração e nossa sensibilidade de ouvirmos o Espírito Santo de Deus.

Assim como o crescimento intelectual não é apenas uma questão de tempo, mas de aprendizado, o crescimento espiritual também não é apenas uma questão de tempo, mas de aprendizado.

Podemos traçar um paralelo entre nossa idade física e nossa idade espiritual:

Às vezes, não passamos de embrião, prontos para abortar.

Sl.58:8 – Como aborto de uma mulher nunca vejam o sol.

São pessoas que nunca conseguem ver a luz do Senhor.

Outras conseguem ser fetos que estacionam no nono mês, sem forças para nascer.

Os.13:13 – Dores de mulher de parto lhe sobrevirão, mas ele é um filho insensato, porque é tempo de nascer, e não está no lugar em que deve vir a luz.

Estes, de alguma forma, talvez por força, vêem à luz, mas procedem como filhos insensatos e desobedientes, pois seguem seu caminho de acordo com sua própria vontade.

Alguns não passam do primeiro ano de vida, não conseguem andar nem falar, necessitando constantemente do leite espiritual, para mantê-los vivos.

Hb.5:13 – Ora,  todo aquele que se alimenta de leite, não é experimentado na palavra da justiça, porque é criança.

Nestes, seu relacionamento com Deus não passa de uma vida sem experiência pessoal, mas vão atrás do que os profetas, às vezes falsos, dizem, ou dependem da oração constante de outros irmãos.

Outros ainda, não passam da primeira infância, necessitando de vigília e cuidado, caem, tropeçam, choram e querem colo.

I Co.13:11 – Quando era menino, falava como menino, pensava como menino, raciocinava como menino.

Ainda há os que crescem, conseguem se alfabetizar, mas mesmo assim não conseguem resolver seus problemas. Qualquer dificuldade e precisam de ajuda para a mais simples lição de casa.

Há pessoas que há muito tempo foram salvas, mas continuam crianças espirituais. Muitos conhecem a Palavra de Deus, mas são meninos na fé. Apesar de seu conhecimento, não estão habilitados a viver pela fé.

Há também os que conseguem crescer, porém se recusam a continuar sua caminhada no crescimento espiritual, pois fica muito árdua a escolha, entre a santificação e o apelo do mundo. É como se fossem prestar um vestibular e para seguir uma carreira, precisam tomar decisões e estacionam devido sua insegurança e seu medo de enfrentar novos desafios.

Hb.6:1 – Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando o novo arrependimento de obras mortas e de fé em Deus.

Mas também há os que crescem e procuram atingir a estatura do varão perfeito e que mesmo enfrentando tribulações com o viver diário, conseguem se manter firmes na Rocha, colocando firmemente a mão no arado e não olhando para trás, mantendo os olhos fixos no autor e consumador de nossa fé: JESUS.

Hb. 5:14 – Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, que tem os sentidos exercitados para discernir entre o bem e o mal.

Por tudo aqui exposto, fica claro que nossa vida espiritual é um processo de crescimento e de aprendizado, que vai desde o novo nascimento até à maturidade, porém não devemos deixar de resgatar em nosso interior, a criança que existe dentro de nós.

A criança tem um relacionamento aberto com seu pai, confia nele, se aninha em seus braços e recebe carinho, suprindo assim suas carências físicas e emocionais. Precisamos aplicar isto em nosso relacionamento com nosso Pai celestial.

Sl.139:13 – Pois criaste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe.

Somos feitura D’Ele, formados no ventre de nossa mãe, necessitamos de atenção e afeto, precisamos ser estabilizados em todas as áreas, no corpo, na alma e no espírito.

 

I Pe.2:1,2 – Deixando, pois toda a malícia, todo o engano, e fingimentos, e invejas, e toda a sorte de maledicências, 2 – desejai ardentemente, como meninos recém nascidos, o puro leite espiritual, para por ele crescerdes para a salvação.

 

O sinal que estamos crescendo espiritualmente é manifestado quando nosso maior desejo é nos alimentar com a Palavra de Deus, deixando de lado tudo que antes eram prioridades.

 

Fil.2:12b – Desenvolvei a vossa salvação com temor o tremor.

 

O temor ao Senhor não significa ter medo de um Deus irado e castigador, como o de um pai que mal conhece seu filho e por isso o pune por qualquer banalidade. Este temor significa o reconhecimento de um Deus que é santo, que nos ama e que sacrificou seu Filho para  obtermos  a  nossa salvação.

 

Eis algumas características de um homem de Deus, que quer atingir a maturidade espiritual:

1 – Manter comunhão íntima e diária com o Senhor, conhece-Lo e ser conhecido por Êle.

Sl.25:14 – A intimidade do Senhor é para os que o temem, Ele lhes fará saber a sua aliança.

2 – Separar-se do pecado. Se arrepender e confessar. Buscar a santidade como padrão de seu viver.

Sl.32:5b – Disse: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões. E tu me perdoaste a culpa do meu pecado.

3 – Sentir a dor pelo pecado do povo, principalmente na área de idolatria e imoralidade. Ser um intercessor. A compaixão é uma atitude de quem está buscando ter uma vida espiritual em crescimento, na qual procuramos nos assemelhar ao nosso Criador.

Deut.32:31,32 – Assim tornou Moisés ao Senhor e disse: Oh! este povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. 32 – Agora, peço-te, perdoa o seu pecado: ou: se não, risca-me do livro que escreveste.

4 – Ser cheio do Espírito Santo, falar com autoridade espiritual e proclamar a fidelidade da Palavra.

Jo.17:7 – Aquele que tem meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei nele.

Nossa vida só tem sentido se a vivermos na total dependência daquele que nos criou. Precisamos obter a aprovação de Deus para desfrutarmos de todas as suas bençãos. Fomos criados para seu louvor e glória !

Pv.16:7 – Sendo os caminhos do homem agradáveis  ao Senhor, até aos seus inimigos faz com que tenham paz com ele.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!