segunda-feira, 8 de maio de 2023

MÃE

Gen.2:7 – “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”

Adão, o homem formado à semelhança de Deus, tinha o privilégio de ter uma habitação segura no Jardim do Éden, mas no processo criativo do Senhor estava incluso uma parceira que lhe fosse idônea.

Gn.2:18 - E disse Deus:

“Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora, que esteja diante dele”.

Esta parceira é a primeira mulher, Eva, que também foi a primeira mãe, para cumprir o mandamento de Deus: crescei e multiplicai-vos.

Lamentavelmente ela se tornou num instrumento de queda, deixando-se seduzir pela serpente (satanás). Gerar vidas para povoar a terra era sua outra atribuição, que a transformou em mãe dos viventes.

Mãe, ao dar à luz os seus filhos, tem como compromisso principal ser sua influenciadora, criando,

nutrindo e ensinando-lhes o princípio básico de uma família segundo o coração de Deus, baseado em suas leis.

Mas Eva contrariou este propósito, o que foi o motivo da expulsão de Adão e Eva de sua morada celestial. Lembre-se que o Senhor os visitava toda tarde, na viração do dia. Mas o que realmente a motivou a praticar esta única exigência do Senhor?

A sedução e curiosidade induzidas pela serpente, levando também Adão a pecar; pela mentira e pela ação de ambos de provarem o fruto proibido.

Tudo isto teve uma consequência desastrosa, pois Caim, seu primogênito, tornou-se homicida, matando o seu irmão, pois a mentira já estava arraigada em seu coração, associada à inveja, por sentir-se rejeitado em sua oferta de primícias. Tornava-se esta primeira família imprópria para os objetivos celestiais.

Apesar disto, o Senhor reconstruiu seu projeto para uma família com harmonia própria, dentro de seus padrões.

A mãe ideal é aquela que se propõe a ser um modelo de virtude diante de seus filhos, alimentando, zelando pelo seu bem-estar e exortando sempre para que sejam obedientes, verdadeiros e tementes a Deus, seguindo os princípios arrolados na Palavra de Deus. Não podemos jamais incentivá-los a andar na contramão de Deus.

Mãe precisa ter amor, autoridade e não ser somente uma amiga, mas instruí-los sempre a praticar o bem. Isto é ser uma mãe verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!