sexta-feira, 11 de julho de 2008

AS ISCAS DA TENTAÇÃO

Tg.1: 14,15 – Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá luz ao pecado, e o pecado sendo consumado, gera a morte.”
Tentação é o princípio ativo do pecado. Nossos desejos carnais nos levam a pecar, a tentação nada mais é do que um germe introduzido em nossas mentes, mas esta semente plantada, só irá se reproduzir se alimentarmos este desejo, sem refreá-lo. O mesmo ocorre com nossa sede, nossa fome, nossos ódios e nossos amores. Nossas emoções estão ligadas com nossas necessidades físicas ou espirituais. Tando Adão como Jesus foram tentados, mas foi Adão que se engodou no pecado.
As iscas do diabo são lançadas frequentemente, cabe a nós vontade de resistir.
A vaidade, o orgulho, o egoísmo e a inveja tem um papel preponderante, e a arma usada para atingirmos nossa satisfação pessoal é a tentação, atraindo-nos para o pecado.
Quando somos atraídos pelo pecado, fatalmente o inimigo usará desta fraqueza!
Podemos exemplificar o caso de Sansão, homem escolhido desde o ventre materno para ser um nazireu, isto é, um homem escolhido por Deus para ser juiz e livrar o povo do domínio dos filisteus.
Jz.13:5 – “Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha, porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel das mãos dos filisteus.”
Sansão se expôs continuamente ao pecado e por ele foi engodado. Primeiro casou-se com uma filha dos filisteus, depois foi atraído por uma prostituta: Dalila.
Este homem que tinha uma força descomunal mas com esta exposição contínua, enfraqueceu sua resistência, que o levou a destruição e a deformação: morreu escravizado, cego, no meio dos escombros... Mesmo assim, Deus cumpriu o seu própósito, através de sua vida, pois com sua morte, também foram sepultados os seus inimigos.
Porisso, quanto mais rápido nos afastarmos da tentação, melhor nos sairemos. Para formar uma resistência contra o inimigo, precisamos usar a Palavra de Deus.
- Resisti o inimigo e ele fugirá de vós!
Jesus também usou a palavra de resistência quando foi tentado pelo diabo:
- Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que procede da boca de Deus.
Nosso domínio próprio precisa ser exercitado.
- Todas as coisas me são lícitas, mas nem tudo me convém; todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas (I Co.6:12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!