sábado, 20 de fevereiro de 2010

ZACARIAS, O PAI DE JOÃO BATISTA

Lc.1:5 – "Existiu no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Aarão, e seu nome era Isabel.”
Zacarias era um sacerdote íntegro: na seqüência deste versículo de Lucas, Zacarias e Isabel são descritos assim:
- eram justos perante Deus,
- eram avançados em idade,
- não tinham filhos.
Mesmo não tendo a alegria completa, por não ter filhos, Zacarias nunca deixou o sacerdócio, cumprindo fielmente seu turno, no tempo que lhe era determinado. Mas no seu íntimo orava para que o Senhor lhe desse um filho, e nisto foi atendido.
Lc.1:13 – “Mas o anjo lhe disse: Não temas, porque sua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará luz a um filho, e lhe porás o nome de João.”
O Senhor nos sonda e nos conhece (Sl.139:1), e no momento certo providenciou um filho a Zacarias, que lhe traria alegria e seria o precursor de Jesus.
Lc.1:14 – “E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento.”
Nunca abandone seu ministério, seja pelo motivo que for, porque no tempo de Deus a promessa será cumprida.
Zacarias ainda interpelou o anjo do Senhor:
Lc.1:18 – “Como saberei isto? Pois já sou velho e minha mulher avançada em idade.”
Do período da anunciação, concepção e nascimento do seu filho, Zacarias ficou mudo, para que nenhuma palavra de incredulidade saísse de sua boca (Lc.1:20).
Quando recebemos uma palavra vinda diretamente do trono de Deus, para nos mantermos alinhados a ela, precisamos silenciar até que ela se cumpra. O silêncio é um recurso prudente para que nada possa interferir. Quando deixamos a cautela de lado, basta uma pequena brecha para que o inimigo venha tripudiar de nossa fé.
Sl.39:2 – “Com o silêncio fiquei como mudo, guardei-me acerca do bem.”
Mesmo diante da expectativa de grandes acontecimentos, devemos manter nossa boca fechada.
Ecl.10:4 – “Levantando-se contra ti o espírito de governador, não deixes o teu lugar.”
Nada que se levante contra os propósitos de Deus pode nos afastar da vitória. O inimigo não tem o poder para nos tirar da presença de Deus; ele até pode criar uma situação de risco, mas precisamos perseverar, insistir e permanecer em Deus até que suas promessas se cumpram.
Hab.2:3 – “Porque a visão é ainda para tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá; se tardar, espera-o, porque certamente virá e não falhará.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!