quarta-feira, 7 de abril de 2010

ZAQUEU E A NECESSIDADE DE CONHECER JESUS

Lc.19:1,3 – “E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um varão chamado Zaqueu; e este era o chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.”
A palavra de Deus é a mesma para todos, mas alguns já a estão esperando, receptivos à oportunidade.
Este era o caso de Zaqueu: estava ansioso para conhecer Jesus e já estava preparado para este encontro. Por ser um homem de baixa estatura, Zaqueu subiu em uma árvore, um sicômoro cheio de espinhos, não se importando se iriam feri-lo. O que importava naquele momento era ver o Senhor. A partir deste instante começa sua transformação: de chefe dos publicanos, cobrador de tributos extorsivos, transforma-se num simples adorador de Deus.
Jesus estava de passagem por Jericó, mas mudou seus planos ao perceber a sede de Zaqueu em conhecê-lo.
Ao pedir que Zaqueu descesse da árvore, pois lhe convinha pousar em sua casa, Jesus viu o potencial de fazer um verdadeiro e fiel seguidor.
Ao descer da árvore, este homem se humilhou para ter este encontro com Jesus, reconhecendo todos os erros cometidos e os exageros praticados por suas injustiças.
Quando nos arrependemos verdadeiramente, damos início a uma nova perspectiva de vida, buscando consertar todas as brechas existentes.
Lc.19:8 – “E levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres a metade dos meus bens; e se nalguma coisa defraudei alguém, devolvo quadruplicado."
Lc.19:9 – “E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa.”
Mt.23:12 – “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.”
Nós é que colocamos empecilhos para conhecer a Deus. Jesus nos ensina que para entrarmos no seu reino precisamos ser como meninos, isto é, sem malícia, sem interesses pessoais. O orgulho, a vaidade e a falta de humildade nos distanciam de Deus.
Fil.2:6,7 – “Que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens.”
Ao despir-se de todos os seus atributos, o Senhor deixa claro que precisamos estar descobertos de todas as nossas justiças.
Fil.2:8,9 – “E, achado na forma de homem, humilhou-se, obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo nome.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!