segunda-feira, 28 de junho de 2010

DOUTRINA DE BALAÃO

Ap.2:14 – “Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem.”
O que significa a doutrina de Balaão? Significa a mistura do santo com o profano.
Ez.44:23 – “A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo.”
O Senhor nos adverte de que não podemos servir a dois senhores:
Mt.6:24 – “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”
Se quisermos andar nos caminhos que nos levam às veredas eternas, precisamos fazer a opção certa. Precisamos buscar o reino de Deus e a sua justiça.
Balaão, filho de Beor, era um profeta muito usado por Deus. Por este motivo, foi procurado pelo rei dos moabitas, Balaque, que, temendo a conquista de suas terras pelo povo de Deus, foi pedir a Balaão que lançasse maldições contra os israelitas.
Js.24:9 – “Levantou-se também Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas, e pelejou contra Israel: e enviou e chamou a Balaão, filho de Beor, para que os amaldiçoasse.”
Conhecendo a fidelidade de Deus para com seu povo, Balaão se recusou a amaldiçoá-lo, mas, devido à insistência do rei e ao suborno que lhe oferecia, dispôs-se a fazê-lo. O Senhor, porém, vetou seu propósito, pois a cada vez que Balaão tentava amaldiçoar, era levado pelo Espírito Santo a bendizer o povo de Deus. Isto causou muita irritação a Balaque, que exigia que Balaaão cumprisse sua parte no trato.
Balaão, então, encontrou um meio de cumprir o combinado: instigou os filhos de Deus a se misturar com os moabitas, casando-se com suas mulheres e prostrando-se diante de seus ídolos.
Diante deste pecado, o povo abriu uma brecha, atando as mãos de Deus que não pôde agir, pois Ele não divide sua glória com ninguém, porque é Santo.
Js.24:19 – “Então Josué falou ao povo: Não podereis servir ao Senhor, porquanto Deus é Santo, é Deus zeloso.”
II Pe.2:15 – “Os quais deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça.”
Precisamos estar alerta para não sermos induzidos ao erro de misturar o santo e o profano, pois seríamos rejeitados por Deus. Um coração puro e contrito jamais é desprezado. Se errarmos, há sempre uma oportunidade de retornarmos através do arrependimento e servirmos a Deus com fidelidade.
A instrução foi dada através de Josué:
Js.24:23 – “Deitai, pois, fora os deuses estranhos que há no teu meio e inclinai o vosso coração ao Senhor Deus de Israel. E disse o povo a Josué: Serviremos ao Senhor nosso Deus e obedeceremos a sua voz.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!