sexta-feira, 11 de junho de 2010

PROFETIZAR

Nm.11:25 – “Então o Senhor desceu na nuvem e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas, depois, nunca mais.”
O ato de profetizar era destinado aos reis, sacerdotes e profetas, que recebiam esta unção diretamente de Deus. Devemos lembrar, entretanto, que toda profecia era primeiramente comunicada ao rei para depois ser transmitida ao povo.
A unção derramada em Moisés foi dividida entre estes setenta anciãos por um tempo. Entre eles, estavam Eldade e Meldade, que continuaram a profetizar, o que causou certa estranheza a Josué, que pediu a Moisés que eles fossem proibidos de continuar profetizando. Moisés, contudo, respondeu-lhe:
Num.11:29 – “Tens ciúmes de mim? Oxalá que todo o povo de Deus fosse profeta, que o Senhor lhe desse o seu espírito!”
Jesus mudou esta história a partir de sua volta ao Pai, enviando-nos o seu Santo Espírito. Deus pode falar através de nós!
Falamos muito e, muitas vezes, falamos coisas desnecessárias; somos movidos por nosso ego ou sugestionados pelo inferno. Quando deixamos o Espírito Santo falar através de nós, falamos o que o Senhor quer.
Profetizar não é adivinhar: é revelar, é emprestar sua boca para Deus falar. E quando falamos em nome do Senhor, estamos profetizando.
Eldade e Meldade estavam profetizando, e isto escandalizou a muitos, particularmente a Josué, desconhecendo que este era um sonho de Moisés!
O sonho de Moisés foi concretizado através da morte e ressurreição de Jesus.
At.2:18 – “Derramarei do meu Espírito sobre todos os meus servos.”
Esta promessa também está contida no livro de Joel:
Jl.2:28,29 – “E há de ser que depois derramarei do meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões. E também sobre todos os servos e servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.”
Precisamos saber usar esta arma. Diante da presença de Deus, através do seu Santo Espírito, podemos profetizar e dizer aos problemas:
Problema, chega, vá embora, porque assim diz o Senhor... Use a palavra de Deus, pois é através da sua palavra que o Senhor chama à existência as coisas que não são e traz vida onde o caos está reinando:
'Haja luz!' Foi assim desde o princípio. O poder criativo da Palavra de Deus opera desde a eternidade.
Em qualquer área de nossas vidas podemos lançar mão da palavra de Deus.
Rm.10:8 – “A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra de fé, que pregamos.”
A palavra não é nossa, mas de Deus. Somos instrumentos ativos aqui na terra, e a nossa boca tem que ser a boca de Deus.
Jer.1:12 –“Eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.”
Este é o zelo de Deus para o cumprimento de suas promessas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!