quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O CLAMOR DE ANA



I Sam.1:8 – “Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está tão mal o teu coração? Não te sou eu melhor que dez filhos?"

Samuel foi fruto de um milagre. Ana sua mãe, ansiava por um filho porque era estéril e diariamente era confrontada por Penina, a segunda esposa de seu marido.
Enquanto Penina gerava filhos continuamente, Ana permanecia estéril e não só se revoltava contra isso como culpava a Deus por sua condição, até ter seu entendimento aberto para clamar a Deus para reverter este quadro.
Jer.33:3 – “Clama a mim no dia da angústia e eu te responderei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.”
Quando temos o coração aberto para ouvir as respostas de Deus entendemos o que precisa ser mudado. Com o esclarecimento vem a solução para obtermos resultados positivos, mas o entendimento só vem em nosso encontro quando o coração está aberto e maleável. Ana estava com o coração endurecido não só pela falta de filhos, mas se ressentia também por seu marido ter se casado novamente, para ter descendentes.
Sua mágoa havia sido transferida para Deus, pela condição de esterilidade e sua transformação ocorreu quando verdadeiramente se humilhou diante de Deus, reconhecendo seu ciúme, sua inveja e sua impotência.
I Pe.5:6 – “Humilhai-vos pois, perante a poderosa mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.”
Após o reconhecimento e o seu arrependimento, Ana pode entender o grande amor de Deus, concebendo e trazendo à luz a Samuel.
Com suas emoções renovadas, pode cumprir seu voto de devolver a Deus o maior bem que lhe havia pedido: um filho.
I Sam.1 27,28 – “Ah Senhor, por este menino orava eu, e o Senhor me concedeu a minha petição, pelo que também ao Senhor o entreguei por todos os dias que eu viver, pois ao Senhor foi pedido.”
Sua entrega foi total e absoluta e após este fato teve filhos e filhas que alegraram sua vida.
Sl.37:5 – “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!