sábado, 4 de agosto de 2012

CULPA

Rom.8.1 – “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.”
Culpa é um sentimento arrasador que gera grandes conflitos em nosso interior. Desde Adão, que se recusou a assumir seu pecado de desobediência, vemos a culpa gerando grande tristeza e separação de Deus.
Errar é humano, faz parte de nosso cotidiano. Vivemos numa sociedade em que ninguém gosta de assumir responsabilidades; mas fugindo e não admitindo o erro, nos sentimos ainda mais culpados. 
Jesus falou aos que estavam reunidos para apedrejar a mulher adúltera:
Jo.8:7 – “Aquele que entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.”
Vendo que todos fugiram para não assumir seus próprios erros, Jesus perguntou à pecadora:
Jo.8:10,11 – “Mulher, onde estão teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.”
A diferença está em assumirmos nossos erros e confessá-los para podermos ser perdoados. Nada pode nos separar do amor de Cristo.
Sl.32:5 – “Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não te encobri. Dizia eu: confessarei ao Senhor as minhas transgressões e tu perdoaste a maldade do meu pecado.”
Confessar significa reconhecer nossos erros, pois somos passíveis de errar. Ao confessarmos, podemos ter certeza de que diante de um Deus fiel, amoroso e perdoador seremos redimidos de nossas faltas. Ele é poderoso e capaz de nos purificar de toda a injustiça (I Jo.1:9).
Davi, o homem segundo o coração de Deus, também era um pecador e cometeu sérios e graves erros, mas conhecia o Deus a quem servia, e, assumindo sua culpa, reconciliava-se com Deus.
Sl.51:1 – "Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão de tuas misericórdias."
Assim como Davi, devemos reconhecer nossos erros para retornarmos a uma comunhão clara e sincera com nosso Pai Celestial.
Quando admitimos o erro, podemos ter a plena convicção de que dos céus o Senhor nos ouvirá e perdoará, e a sensação do peso da culpa será retirado de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!