domingo, 14 de abril de 2013

EBENEZER – ATÉ AQUI DEUS NOS AJUDOU


I Sam.7:12 – “Então Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Mispá e Sem, e chamou o seu nome Ebenézer e disse: até aqui Deus nos ajudou.”
O Senhor ouviu o clamor de Samuel e abateu todos os filisteus contra quem guerreavam os filhos de Israel. Assim houve paz. Os limites que o Senhor nos impõe precisam ser respeitados, não se deve ir além, porque se forem ultrapassados ficaremos fora da cobertura de Deus.
Pv.22:28 – “Não removas os limites antigos que fizeram os teus pais.”
Atualmente, vemos que todos os limites estabelecidos para nossos filhos são, com muita frequência, ultrapassados: respeito e obediência parecem ideias antiquadas.
I Sam.3:13 – “Porque eu já lhe fiz saber que julguei a sua casa para sempre pela iniquidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os filhos execráveis, não os repreendeu.”
Os filhos de Eli ultrapassaram os limites de Deus...
I Sam.2:29 – “E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para sacerdote, para oferecer sobre o meu altar, para acender o incenso e para trazer o efóde perante mim, e dei ao teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel.”
Eli era um homem escolhido por Deus para servi-lo como sacerdote e conhecia profundamente seus mandamentos, que transmitiu a Samuel, instruído por ele desde a mais tenra infância. Mas Eli não exerceu a mesma autoridade sobre seus filhos naturais, que se tornaram rebeldes e desobedientes.
Quando respeitamos os limites de Deus, as bênçãos nos alcançam.
Deut.28:32 – “E todas estas bênçãos te alcançarão, quando ouvirdes a voz do Senhor.”
Os mandamentos de Deus não são custosos. Se quisermos desfrutar de sua presença perpetuamente, precisamos obedecer-lhes e não afrouxar a autoridade sobre nossos filhos, ensinando-lhes a caminhar pelos caminhos da vida.
I Sam.2:30 – “Portanto, assim diz o Senhor Deus de Israel, na verdade tinha dito eu que tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente, porém agora diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão envilecidos.”
Nosso compromisso com Deus é coisa séria, e a desobediência produz danos irreparáveis. Longe do Pai só temos prejuízo. Ao afastar-nos de sua cobertura, corremos o risco de perder a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!