domingo, 17 de dezembro de 2017

JERUSALEM A CIDADE ETERNA



 Ed. 1:3 – “Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que é em Judá, e edifique a casa do Senhor, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém.”
Deus escolheu Israel como nação e a cidade de Jerusalém como “a cidade de seu coração”.
Desde Abraão, quando o Senhor determinou sua saída de Ur, a promessa desta nação já se constituía numa realidade para Deus.
Gn.12:1,2a – “Sai da tua terra e de tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação.”
No capítulo 13, de Gênesis, o local escolhido é mostrado a Abraão:
Gn.13:14,15 – “E disse o Senhor a Abraão: Levanta agora os teus olhos e olha desde o lugar onde estás, para a banda do Norte e do Sul, e do Oriente e do Ocidente; porque esta terra que vês, te hei de dar a ti, e a tua semente, para sempre.”
Depois, a posse da Terra Prometida foi transferida para Isaque, filho de Abraão.
Gn.26:3b – “Porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão, seu pai.”
Novamente esta terra foi transferida, desta vez para Jacó (Israel).
Gn:28:13 – Eu sou o Senhor Deus de Abraão e de Isaque, esta terra que estás deitado, darei a ti e a tua descendência.”
Todas as promessas de Deus são irrevogáveis, eternas e transferíveis aos herdeiros desta promessa, portanto é um direito inquestionável: Jerusalém é a cidade constituída por Deus e pertencente aos filhos de Deus.
Jerusalém tem sido palco constante de disputas, não há nenhuma cidade que se lhe assemelhe, sua beleza, seu clima e atualmente uma força industrial. Esta é a cidade que Deus escolheu para sua habitação.
II Cr.6:6 – “Porém escolhi a Jerusalém para que ali estivesse o meu nome, porei o meu nome para sempre.”
Cantada em verso e prosa por Davi, o homem segundo o coração de Deus, que conquistou esta cidade expulsando os jebuseus que lá habitavam, ali reinou, e deixou assim escrito:
Sl.137:5,6 – “Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça a minha direita de sua destreza. Se eu me esquecer de ti, apegue-se a minha língua ao meu paladar, se eu não preferir a Jerusalém à minha maior alegria.”
Os filhos de Corá, também deixaram seu registro de louvor:
Sl.48:1,2 – “Grande é o Senhor mui digno de louvor, da cidade de nosso Deus, seu santo monte, a alegria de toda a terra.”
Sabemos que Jerusalém ainda será motivo de grandes controvérsias e haverá conflitos para dominá-la, será o epicentro desta disputa.
Jerusalém foi conquistada e reconquistada por 48 vezes. Em 1948, durante a Guerra dos Seis Dias foi retomada pelas forças israelenses; mesmo assim continua sendo disputada entre judeus, árabes, católicos e mulçumanos. Citada 811 vezes na bíblia, foi lamentada por Jesus, quando não foi reconhecido como o Filho de Deus.
Lc.13:34 – “Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedrejas os que te são enviados.”
Além disso, Jesus tem um encontro marcado para sua volta à Jerusalém, quando todos disserem: Bendito é aquele que vem em nome do Senhor.
Jerusalém também será o Centro Universal, no milênio.
Zac.14:16 – “Todos os que restarem, de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos e para celebrarem a Festa dos Tabernáculos.”
E ainda nos resta uma promessa maior, se não conseguirmos visitá-la durante nossa peregrinação terrestre, pois certamente conheceremos a Jerusalém  Celestial.
Hb.12:12 – “Mas chegastes ao Monte Sião, a cidade do Deus vivo, à Jerusalém Celestial.”
João tem uma visão panorâmica desta cidade:
Ap.21:2,3 – “E eu João vi s santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia dos céus, adornada como uma esposa para o seu marido, e ouvi uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, eles serão o seu povo e o mesmo Deus estará com eles e será seu Deus.”
Nesta nova cidade não haverá nem lágrimas nem dor, as coisas velhas já se passaram, não haverá necessidade do sol ou da lua, pois a nossa iluminação virá da glória e do resplendor do nosso Deus, do nosso Criador, do Alfa e do Ômega, o Princípio e o Fim.
Ap.21:7 – “Quem vencer herdará todas estas coisas;e eu serei o seu Deus, e ele será meu filho.”
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!