quarta-feira, 18 de julho de 2018



É TEMPO DE RENOVAÇÃO.



Is.40:27 – “Porque, pois dizes, ´o Jacó, e tu falas, ó Israel: o meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu juízo passou a largo, meu Deus.”
Quando clamamos desta forma é porque estamos muito distantes de Deus..
Is.40:28 – “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento.”
Não podemos fracassar em nossa esperança de termos uma vida plena do poder de Deus. Renove-se e remova todo o desânimo e incredulidade.
Is.40:31 – “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas, como águia, correrão e não se cansarão, caminharam e não se fatigarão.”
A águia procura um lugar alto, um refúgio para se renovar. Com o tempo seu bico e suas garras se curvam e se endurecem e não  conseguem mais pegar seu alimento para sobreviver. Ao se recolherem em um alto retiro iniciam seu processo de renovação se de batendo contra a rocha para quebrarem  o bico e as garras para que voltem a crescer. Também arrancam suas penas mais pesadas para voltar a voar. Este processo é doloroso e lento, porém trazem renovação.
II Co.4:16 – “Por isso não desfalecemos, mas ainda que o nosso exterior se corrompa, o nosso interior contudo, se renova dia a dia.”
Viver uma vida medíocre e pífia não faz parte dos planos de Deus para as nossas vidas.
O quebrantamento e o arrependimento nos traz roupagens novas, mostrando que temos que mudar para atingirmos os padrões de Deus e perceber o que nos impede de alçar voos mais altos.  
 
A ARROGÂNCIA DE JUDÁ

Gn.49:10 – “O Cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Silo; e a ele se congregarão os povos.”
Judá, o quarto filho de Léa e de Jacó, tornou-se líder entre seus irmãos, e esta palavra de benção para sua vida foi dada por seu pai, em seu leito de morte.
I Cr.5:2a – “Porque Judá foi poderoso entre seus irmãos, e dele provém o príncipe.”
Quando seu irmão José esteve prestes a ser morto pelos seus próprios irmãos, Judá convenceu-os a vendê-lo para uns mercadores ismaelitas que atravessavam a região, evitando sua morte.
Gn.37:27 – “Vinde, e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja a nossa mão sobre ele: porque é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram.”
No período de fome que atingiu Canaã, onde habitava com sua família, Jacó soube que no Egito havia fartura e enviou seus filhos para comprar trigo e demais alimentos, e foi Judá que fez toda a negociação. Tentou ainda livrar Benjamim de chegar à presença de José, para que seu pai não se entristecesse ainda mais, pois não havia reconhecido seu irmão, que era ministro da casa de Faraó. Tornou-se fiador de seu irmão caso algo lhe acontecesse.
Gn.43:9 - "Eu serei fiador por ele, da minha mão o requererás, se eu não to trouxer, e não o puser perante a tua face, serei réu de crime para contigo para sempre."
Mesmo depois que todos os familiares foram transportados para o Egito, quando ficaram dependentes de José, todo o acordo foi feito através de Judá, por ser um líder nato.
Mas Judá transformou-se numa nação poderosa, orgulhosa e confiante de si mesma, e esqueceu-se do Senhor e contaminou-se com a prática das abominações dos outros povos. O profeta Jeremias, diante de tal situação, levantou um clamor a Deus, mas obteve a seguinte resposta:
Jer.14:11 - "Não rogues por este povo para o bem."
A palavra de Deus é uma espada de dois gumes: divide juntas e medulas, ou seja, separa o bem do mal, é um bem precioso que não deve ser desperdiçado. Para alertá-los de seus pecados, Jeremias foi instruído pelo Senhor a comprar um cinto de linho, amarrá-lo em sua cintura e, depois de uma longa caminhada, enterrá-lo nas margens do rio Eufrates. Quando recebeu ordens de ir apanhá-lo, viu que estava podre e imprestável. Este era o recado do Senhor:
Jer.13:9 - "Assim diz o Senhor: Do mesmo modo farei apodrecer a soberba de Judá e a muita soberba de Jerusalém."
Diante desta situação de calamidade, o profeta pediu uma explicação, e o Senhor lhe disse:
Jer.14:14 - "E disse-me o Senhor: Os profetas profetizam falsamente em meu nome: nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles profetizam.”
O Senhor nosso Deus é misericordioso, mas, como todo pai, disciplina ao filho que ama com o objetivo de mudança de atitude. Essa foi a maneira de acordá-los para a realidade.
Jer.42:1 - "Então chegaram todos os príncipes dos exércitos e Joanã, filho de Careá, e Jezanias, filho de Hosaías, e todo o povo, desde o menor ao maior e disseram ao profeta Jeremias: Caia agora a nossa suplica diante de ti e roga por nós ao Senhor teu Deus, por todo o resto,  porque de muitos somos poucos, como veêm teus olhos."
Deus não havia rejeitado toda a nação, mas um povo rebelde e contumaz, de dura cerviz, somente diante de uma situação de quase total destruição consegue voltar atrás em suas transgressões.
Apesar de todo o povo se comprometer a obedecer a todas as instruções acerca do caminho que deveria seguir, mesmo assim se rebelaram, pois a ordem era que permanecessem na Babilônia para usufruir da graça e da misericórdia de Deus.
Jer.42:11,12 – “Não temais o rei da Babilônia, a quem vós temeis, não o temais, diz o Senhor, porque eu sou convosco, para vos salvar e para vos fazer livrar de sua mão. E vos farei misericórdia, para que ele tenha misericórdia de vós e vos faça voltar à vossa terra.”
Quando a ordem de Deus não é dada de acordo com aquilo que pensamos, muitas vezes rejeitamos. Mesmo com esta declaração para permanecerem na Babilônia, onde seriam protegidos, seguiram para o Egito, duvidando da palavra transmitida pelo profeta.
Jer.42:19,20 – “Falou o Senhor a cerca de vós, o resto de Judá! Não entreis no Egito, sabei decerto que testifiquei contra vós hoje.”
Judá indignou-se contra o profeta e o povo não seguiu as ordens expressas dadas por Deus.
Jer.43:2b – “Tu dizes mentiras, o Senhor nosso Deus não te enviou para dizer: não entres no Egito para lá peregrinardes.”
Precisamos estar dispostos a obedecer à voz de Deus, por mais difícil que seja!
Pv.13:13 – “O que despreza a palavra perecerá, mas o que a guarda será galardoado”.
Todos os que seguiram para o Egito tiveram que arcar com as conseqüências de seus atos e de sua arrogância. O Egito acabou sendo dominado pelo exército de Nabucodonozor, e muitos foram exterminados, outros escravizados, restando apenas um excedente fiel.
As mensagens dadas por Deus através de seus profetas sempre têm como objetivo a salvação. Somos provados para sermos aprovados; para isso, precisamos obedecer a seus mandamentos.
Pv.8:9 – “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até sua oração será abominável.”

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!