terça-feira, 16 de abril de 2019

PRINCIPIOS BÁSICOS PARA COMEMORAR A PÁSCOA






A Páscoa no seu sentido original significa passagem e cobertura.
A Páscoa era a primeira das três grandes festas do povo israelita e celebrava o sacrifício do cordeiro para a saída do povo escravizado por Faraó, do Egito.
A ordem expressa de Deus era para que o sangue do animal abatido fosse colocado sobre os umbrais e as vergas das portas, que impediriam que o “anjo da morte” destruísse os primogênitos dos hebreus.
A saída rápida e a consequente cobertura pelo sangue do cordeiro assegurava a proteção de Deus sobre este povo. Ao sair apressadamente aproveitariam uma brecha do faraó fragilizado pela perda de seu primogênito.
Sem deixar nenhum vestígio, não deixando sobras para trás: eram estes os princípios básicos para a libertação, prontos para sair, abandonando a antiga vida de escravidão.
Para nós cristãos esta festa é a celebração da ressurreição de Jesus. A crucificação de Cristo foi um marco de passagem da morte de Jesus e a sua ressurreição.
Rom.8:2  - “Porque a lei do espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou do pecado e da morte.”
Jesus foi crucificado na cidade de Jerusalém durante uma celebração de Páscoa, que era feita anualmente.
Os princípios básicos para a comemoração, paralelamente, pela fé cristã são:
- Comer a carne do Cordeiro –  alimentar-se de Jesus, nosso Cordeiro imolado, através da Sua Palavra, fortalecendo nossa área espiritual. Fé viva precisa ser alimentada.
- Pães ázimos –
Lc.12:1 – “Acautelai-vos do fermento dos fariseus.”
Os fariseus eram cumpridores da lei, mas entre eles havia muita hipocrisia, dissimulando o que realmente sentiam.
I Co.5:7,8 – Alimpai-vos pois do velho fermento, para que sejais uma nova massa.”
Para não macular nossa fé é necessário pureza e santidade, e não pode haver mistura, para sermos transformados em novas criaturas.
- Ervas amargas –
A vida sem Deus é amarga; e temos que estar cientes da obra redentora de Jesus. De onde ele nos tirou? Nunca podemos esquecer o que Jesus fez por nós.
I Tim.2:6 – “O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.”
Semelhante ao sangue do cordeiro que trouxe livramento para o povo hebreu, o resultado do sacrifício pascal feito por Jesus trouxe o nosso resgate para a vida eterna.
II Co. 5:21 -  “Aquele que não conheceu o pecado, o fez por nós, para que nele fossemos feitos justiça de Deus.”
Jesus tomou nosso lugar  como pecadores, sendo crucificado por nós. Portanto, celebremos esta data com júbilo e alegria por estarmos mortos para o pecado, mas vivos para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!