segunda-feira, 23 de março de 2020

FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA


 Deut.6:2 – “Para que temas ao Senhor teu Deus e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu ordeno, a tu e teu filho, e o filho do teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados”.
Para andar de acordo com os preceitos de Deus, os filhos não podem fazer o que querem. Hofni e Finéias eram filhos de Eli, que foi o penúltimo juiz de Israel; era um homem respeitado, temente a Deus e julgava com imparcialidade. Deus lhe havia prometido que sua casa e sua posteridade permaneceriam sempre em Sua presença. Porém, seus filhos não foram disciplinados corretamente e tornaram-se execráveis.
I Sam.2:12 – “Eram porém os filhos de Eli filhos de Belial, não conheciam ao Senhor”.
Hofni e Finéias eram satanistas e desacatavam todos os procedimentos dos sacerdotes de Deus, porquanto desprezavam a oferta do Senhor.
I Sam.2:22 – “Eli porém já era muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação”.
Vendo toda essa afronta que seus filhos faziam, tentou adverti-los:
I Sam.2:23,24 –“Por que fazeis tais cousas? Por que ouço de todo este povo os vossos malefícios? Pecando contra o homem, os juízes julgarão, pecando porém contra o Senhor, quem rogará por ele?”
Precisamos exercer a autoridade que nos foi outorgada por Deus para que os filhos aprendam a viver em obediência à Palavra de Deus e, consequentemente, aos seus pais: honrar pai e mãe é um dos seus mandamentos.
O Senhor, vendo todo esse comportamento errôneo de seus filhos, falou com Eli:
I Sam.2:29 – “Por que dás coices contra o sacrifício e contra as minhas  ofertas de manjares, que ordenei à minha morada, e honras mais aos teus filhos do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do povo de Israel?”
Os olhos do Senhor percorrem toda a terra e nada lhe é oculto. Por todos os julgamentos durante seu ministério, o Senhor havia prometido a Eli que toda a sua casa permaneceria para sempre em Sua presença, mas isto lhe foi suprimido.
I Sam.2:30 – “Portanto, diz o Senhor, rei de Israel: Na verdade te tenho dito eu que toda a tua casa e a casa de teu pai andariam perpetuamente em minha presença, porém, agora, diz o Senhor: Longe de mim tal cousa, porque aos que me honram, honrarei, porém aos que me desprezam serão envilecidos”.
Eli foi despojado de todas as bênçãos que o Senhor lhe havia concedido e teve uma morte cruel ao receber a notícia de que seus filhos haviam morrido em batalha. Sua nora, grávida, teve seu filho prematuramente e veio também a falecer; antes, porém, deu o nome a seu filho de Icabô, que significa: Foi-se a glória de Israel.
Gal.6:7 – “Não erreis. Deus não se deixa escarnecer: aquilo que o homem planta é o que colherá”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!