quinta-feira, 25 de novembro de 2021

A HUMILDADE

Mat.11:28,29 – “Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo. E aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas.

A humildade é primeiro princípio para a santificação.

Fil.2:5,7 – “Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, pois subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação ser a forma de Deus, antes a si mesmo esvaziou; assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante ao homem.”

Como somos pequenos!

Através de nossas ideias pré-concebidas de que somos amáveis, bons, dóceis, o que somos realmente nos é revelado através do conhecimento da graça, da bondade e do amor de Deus.

Olhar para a Cruz nos leva ao caminho verdadeiro servo de Deus, que veio ao mundo para servir, e não ser servido. Suas qualidades nos são reveladas através de sua humildade e de não querer ser identificado antes do tempo predeterminado.

Nossa transformação para tornarmos filhos tem como requisito principal a humildade; se quisermos andar como Jesus andou e viver como Jesus viveu. É um esforço contínuo de substituirmos o que nosso ego não deseja fazer. A nossa suficiência precisa ser substituída pela nossa dependência.

Vemos o exemplo de grandes autoridades que quando pretendem diminuir seu próximo lançam a seguinte observação: Sabem com quem estão falando? Demonstrando assim a verdadeira característica dos que não estão sob a obediência servil de quem nos convocou. Nossa satisfação pessoal, nosso orgulho, nossa vaidade se digladiam constantemente com a bondade, o amor e a tolerância, nos esquecendo que somos pó, do qual fomos formados, e a ele voltaremos. E, somente a nossa alma, se estivermos cativos à obediência de Cristo, voltará para a morada celestial.

Busque veementemente amoldar-se à imagem e semelhança de Deus, embora não tendo a mesma perfeição daquele que nos criou. Seremos recompensados quando atingirmos o patamar exigido para isto, portanto não ignore o chamado de Deus,

- Eis que estou à porta e bato, se alguém quiser vir após mim, pegue sua cruz e siga-me. Este é o caminho da perfeição!

A importância de ser humilde nos leva ao destino concreto de nossa salvação.

Paulo reconheceu a força da humildade; mesmo tendo recebido grandes revelações vindas diretamente do trono de Deus.

II Co.2:17 – “Já que as revelações eram extraordinárias. Para não m encher de soberba, foi-me dado um aguilhão na carne. “

Paulo clamou três vezes para que Deus o tirasse, mas a resposta obtida foi:

- A minha graça te basta, pois é na fraqueza que a força de Deus se manifesta.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!