domingo, 14 de agosto de 2022

DIA DOS PAIS

Ef. 6:2 – “Honra teu pai e a tua mãe ( que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.”

O quinto mandamento bíblico, após os quatro primeiro que concernem ao caráter de Deus, é, conforme nos fala no versículo acima, com promessa de prosperidade e longevidade.

Honrar significa levar em alta conta (valorizar), respeitar, amar, obedecer, ter responsabilidade financeira e prontidão para servir nossos pais com reverência.

Muitas vezes temos dificuldades em obedecer este mandamento, pois nossos pais, quando chega o peso dos anos vividos, tornam-se difíceis de lidar; com suas dores, intolerâncias e debilidades.

Mas se estivermos sujeitos às leis Deus, não temos sequer o direito de pensar em abandoná-los, a exceção é para aqueles que necessitam de acompanhamento médico 24 horas por dia.

Pv.23:22 – “Ouve a teu pai que te gerou e não desprezes tua mãe, quando vier envelhecer.”

Como vemos, os quatro primeiros mandamentos falam de relacionamento do homem com Deus e seu caráter. Os últimos, do relacionamento do homem em família, e depois, com o homem em seu caráter moral.

Nós temos que  aprender a amar e valorizar nossa família.

Êx.:20,12 –“ HONRA TEU PAI E TUA MÃE, para que se aumentem os teus dias na terra,  que o Senhor teu Deus te dá”. Depois vem os outros:

NÃO MATAR, ROUBAR, ADULTERAR.

Mt.22:37,40 – “Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este é: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”

Esta foi a colocação de Jesus: primeiro o Senhor, segundo o próximo, e este próximo, nosso pai terreno, temos que amar como a nós mesmos.

Embora muitos tenham uma imagem distorcida de seus pais, por não terem recebido um tratamento amoroso, ou por seus pais serem muito disciplinadores, mesmo assim temos que honrá-los, pois não podemos transgredir esta lei de Deus, que nos traz benefícios pessoais, como a prosperidade e a longevidade.

Hb.12:11 – “Toda a disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que tem por ela sido exercitados: frutos de justiça.”

Realmente a disciplina não nos agrada, mas qual o pai que não corrige seus filhos?

Não existem pais perfeitos, mas seus erros sempre têm a intenção de acertar, se eles não errassem, tenho certeza de que este mandamento não teria sido dado.

É muito mais fácil honrar nossos pais quando são bons e nos protegem, mas não é assim que Deus considera:

Mat.15:3 – “Ele porém lhes disse: Porque transgredis vós também os mandamentos de Deus por causa da vossa tradição?”

Jesus falou isto aos fariseus e aos escribas, que eram conhecedores de toda a lei, mas trangrediam na lei de dar honra ao seu pai e à sua mãe, desviando sua ajuda para o sustento destes, para pagar dízimos e ofertas!

Desta forma, invalidavam a palavra de Deus; por isso, Jesus os chamou de hipócritas!

Rom.13;7,8 – “Pagai a todos o que lhe é devido; a quem tributo, tributo, a quem imposto, imposto, a quem respeito, respeito, a quem honra, honra. A ninguém fiqueis devedores de coisa alguma, exceto do amor com que vos ameis uns aos outros, pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.”

Se há em seu coração algum resquício de amargura, de ressentimento por traumas vividos no passado, faça uma reflexão e libere o perdão e seu amor para aquele que é tão importante para sua vida, mesmo que esteja ausente, por qualquer motivo. Isto é um ato de amor, que Deus vai aceitar como perfume de suave aroma, e será um refrigério para sua alma!

Não podemos deixar de dar toda assistência necessária aos nossos pais quando eles estiverem no entardecer de suas vidas.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!