sexta-feira, 16 de setembro de 2022

A LEI DO SILÊNCIO

E aconteceu que, exercendo Zacarias o sacerdócio diante de Deus, na ordem de seu turno, apareceu um anjo do Senhor à direita do altar de incenso e lhe disse:

Lc.1:11 – “Zacarias, não temas, porque a sua oração foi ouvida e Isabel, dará luz a um filho e lhe porás o nome de João.”

Mesmo espantado, Zacarias ciente que já era velho e sua mulher também, ouviu atentamente e creu. Porém havia uma condição especial para o cumprimento deste milagre: Zacarias deveria permanecer em silêncio, até o nascimento do menino.

Além do segredo que deveria ser mantido, esta era uma forma de sujeitá-lo à obediência, e também exercitar a sua fé. Muitas vezes, quando o Senhor manda seus recados para ficarmos em silêncio é para provar se realmente estamos dispostos a segui-lo sem questionamentos. Lembre-se que o Senhor nunca se atrasa, e este era o momento certo de Isabel conceber para ser mãe do precursor de Jesus.

João, primo de Jesus, mesmo dentro do ventre de sua mãe exultou de alegria, neste encontro de Maria com Isabel reconhecendo a visita de Jesus em  sua casa.

Sabemos que guardar certos segredos em silêncio coopera poderosamente para que o milagre aconteça.

Até o nascimento de João, Zacarias, seu pai, ficou mudo e somente voltou a falar quando lhe perguntaram que nome daria ao seu filho, e ele disse: João.

Lc.1:64 – “E a sua boca se abriu, e sua língua se soltou, e falava louvando a Deus.”

No nascimento de Jesus, Maria também se manteve em silêncio.

Lc.2:19 – “Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.”

O silêncio é uma arma poderosa para grandes milagres, mesmo sabendo que hoje, através da mídia, muitas pessoas não conseguem se calar, porque o objetivo é divulgar de maneira espetaculosa, fugindo da verdade.

Em outro episódio, Maria quando voltava da Galiléia para Nazaré, percebeu que Jesus não estava e voltando, foi procurá-lo e o encontrou no Templo e também se manteve em silêncio.

Lc.2:51 – “E desceu com eles e foi para Nazaré e era-lhes sujeito. E a sua mãe guardava em seu coração todas estas coisas.”

O silêncio é uma forma de manter sempre ativa a nossa fé.

Am.5:13 – “Portanto, o que é prudente aguardará em silêncio naquele tempo, porque o tempo será mau. Buscai o bem e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis.”

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!