quinta-feira, 6 de outubro de 2022

A LISURA DE SAMUEL

I Sam.8:5 – “E disseram-lhe: Eis que já estais velho e teus filhos não andam pelos teus .caminhos: constitui-nos pois agora, um rei sobre nós;  para que nos julgue, como o tem todas as nações.”

Samuel foi o último juiz a julgar o povo de Deus. De idade avançada, tentou passar seu cargo aos seus filhos Joel e Abias, que não se comportavam com a mesma dignidade que seu pai, e portanto, foram rejeitados.

I Sam.8:4 – “Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, em Ramá.”

Mesmo surpreendido por esta reação, Samuel consultou ao Senhor, e esta foi sua resposta:

I Sam.8:7 – “Ouve a voz do povo em tudo o que vos disser, pois não estão rejeitando a ti, antes a mim me tem rejeitado, para eu não reinar entre eles.”

O Senhor pediu a Samuel explicar-lhes as consequências de aclamarem um rei:

Sam.8:11 – “Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós: ele tornará vossos filhos e os empregará para seus carros e para seus cavaleiros, para que corram diante de seus carros.”

Samuel tentou explicar que novamente seriam escravizados, mas não atentaram para seu alerta e insistiram:

Sam.8:19 – “Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel, e disseram: Não, mas haverá um rei sobre nós; e seremos como as demais nações, e o nosso rei nos julgará e sairá diante de nós para as nossas guerras.”

Vemos que a jurisdição de Samuel vinha diretamente do trono de Deus, mas todo o livramento que o Senhor lhes proporcionara, não era suficiente. Para variar, o povo queria se espelhar e se conformar com as diretrizes do mundo.

Diante disto, Samuel resignado lhes disse:

Sam.12:3 – “Eis-me aqui, testificai conta mim perante o Senhor e perante o seu ungido: A quem tomei um boi? A quem tomei um jumento? A quem defraudei? A quem tenho oprimido e de cuja mão tenho tomado presente e com ele encobri os meus olhos; e vô-lo restituirei.

Esta é a verdadeira ‘ficha limpa’ de um juiz,

Então o povo disse:

Sam.12:4 – “Em nada nos defraudaste, nem oprimiste, nem tomaste cousa alguma da mão de ninguém.”

Então Samuel falou:

Sam.12:5 – “ O Senhor seja testemunha contra vós, e o seu ungido seja hoje testemunha de que nada tendes achado em minha mão. E disse o povo: Seja testemunha.”

Mesmo  assim; Samuel não deixou de interceder pelo povo e afirmou:

Sam.12:22 – “Pois o Senhor não desamparará seu povo por causa de seu grande nome, porque aprouve ao Senhor fazer-vos vosso povo. E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor deixando de orar por vós; antes ensinarei o caminho bom e direito.”

Portanto nós, que estamos enfrentando uma batalha nestas eleições, possamos clamar a Deus, nosso justo juiz, que intervenha para que nossa vida seja estabelecida por um bom governo; sem corrupção e sem troca de favores, de acordo com a dignidade de um bom governante.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!