sábado, 15 de janeiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO BOM NOME

Na Bíblia, o significado dos nomes é de alta importância. Desde a criação do primeiro homem, Deus lhe outorgou o direito de nomear todos os animais que criara. Vemos também que o ato de nomear lugares e pessoas com significados específicos era muito comum.
Isaque significava riso, devido ao acesso de riso que Sara teve quando soube que geraria um filho.
Jacó, por ser astuto e suplantador, correspondia totalmente a este nome.
Moisés significava aquele que foi tirado das águas.
Eliseu significa 'Deus é a Salvação'. Daniel, 'Deus é meu Juiz'.
Quando Moisés teve um encontro com Deus na sarça ardente, pediu-lhe que lhe revelasse seu nome e obteve como resposta:
Ex.3:14 – “Eu sou o que sou”
O nome do Senhor significa a Sua presença!
Sl.75:1 – “A ti, ó Deus, glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto, as tuas maravilhas o declaram.”
Conhecer o nome de Deus é reconhecê-lo como o Senhor de nossas vidas.
Percorrendo a Palavra de Deus, vemos que por diversas vezes seus servos reivindicaram este bom nome.
Quando houve a rebelião durante a travessia pelo deserto e o povo pediu para Aarão confeccionar o bezerro de ouro, despertando a ira de Deus, Moisés interveio por eles e clamou:
Ex.33:12 – “Disse Moisés ao Senhor: Faze subir este povo, porém não me deste saber quem hás de enviar comigo, contudo me disseste: Conheço-te pelo teu nome, também achaste graça aos meus olhos.”
Salomão, filho de Davi, ficou conhecido como o mais poderoso e mais sábio rei em toda a terra, despertando o interesse de muitos outros governantes, que desejavam conhecê-lo.
Re.10:1 – “E ouvindo a rainha de Sabá a fama de Salomão, acerca do nome do Senhor, veio prová-lo por enigmas.”
Nossas atitudes definem o nosso caráter, e Salomão foi exaltado por Deus quando, no término da construção do Templo, orou a Deus pedindo que lhe desse sabedoria para reinar de acordo com seus princípios.
Salomão, o sucessor de Davi, por sua sabedoria, riqueza e seus grandes feitos, teve seu nome exaltado e ficou sendo conhecido por todo mundo. Por ter todo este reconhecimento, a rainha de um país distante quis conhecê-lo pessoalmente e ficou muito impressionada, pois superava em muito suas expectativas.
I Re.10:6 – “E disse ao rei: Foi verdade a palavra que ouvi em minha terra, das tuas cousas e da tua sabedoria, e eu não cria naquelas palavras, até que vim e os meus olhos viram; eis que não disseram nem metade; sobrepujaste em sabedoria e bens a fama que ouvi.”
Temos que zelar para mantermos um bom nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!