quarta-feira, 19 de março de 2014

DOMÍNIO PRÓPRIO


Gn.4:5 – “Mas para Caim e para a sua oferta, não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.”
Caim ficou frustrado diante da recusa do Senhor em aceitar sua oferta. Quando nos sentimos rejeitados, nossa primeira reação é de ira. Precisamos aprender a dominar nossos instintos e identificar qual foi a causa da rejeição. A ira e a revolta são sentimentos de quem sabe que agiu errado, e se nossos desejos não podem ser controlados, erramos feio. O pecado, à primeira vista, pode ser agradável e desejável, mas nossos erros nos afastam de Deus.
O Senhor falou amavelmente a Caim:
Gn.4:7 – “Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E se não fizeres bem, o pecado jaz à sua porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.”
Abel, oferecendo as primícias de seus animais, foi agradável a Deus, mas Caim lhe ofereceu aquilo de que dispunha no momento, e não aquilo que era o melhor.
As ofertas de primícias reservar o melhor para Deus são conhecidas como “terumã”.
Caim expressou sua ira contra Deus matando o irmão. Precisamos de domínio próprio para impedir que o desejo do inferno tome conta de nosso coração. Devemos deixar de lado o ciúme, a inveja, a mágoa e o rancor para poder receber o melhor de Deus.
I Re.19:3 – “E Acabe fez saber a Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada os profetas.”
O cenário era o Monte Carmelo, e Elias esperava que Acabe se voltasse para o Deus verdadeiro. Mas Jezabel mandou seus mensageiros ameaçar de morte o profeta, e Elias fugiu para o deserto e pediu que o Senhor o matasse.
Temos que saber também dominar o desejo de desistir, não deixar que o desânimo tome conta de nosso coração. Mesmo quando tentamos fazer tudo certo, as coisas podem parecer dar errado, e ficamos frustrados nos indagando: Que mais posso fazer?
Mesmo que aparentemente sem êxito, não desista: revista-se com toda a armadura de Deus (Ef.6:13) e continue lutando. Não abandone o seu lugar de filho de Deus, jogue fora no lixo todos os desejos contrários à Sua vontade e receba a Sua força.
A vontade do Senhor é que você prevaleça contra todos os maus desígnios e vença através do domínio próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!