terça-feira, 4 de março de 2014

E DEUS CRIOU A MULHER...

Gen.2:18 – “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora idônea, que esteja como diante dele.”
O homem foi criado antes da mulher, mas sem ela seria um ser incompleto. Há vários ditos populares que afirmam isto:
- Um homem sem uma mulher não vale nada.
- Atrás de um grande homem sempre existe uma grande mulher.
Ao criar uma ajudadora, Deus estava dividindo entre Adão e Eva a responsabilidade de exercer o domínio sobre toda a Criação.
Apesar de ainda haver grandes diferenças e preconceitos machistas, sabemos que Deus não faz acepção de pessoas.
Há uma oração judaica em que os homens dizem:
- Obrigado, Deus, por não ser mulher. Mas a Palavra de Deus nos assinala:
Prov.31:10 – "Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor excede aos rubis. Ela só faz o bem, e não o mal todos os dias de sua vida."
Em seu ministério, Jesus sempre valorizou as mulheres, e muitas delas o acompanhavam em suas jornadas (Lc.8:1,3).
O apóstolo Paulo em uma de suas cartas menciona que não havia distinção para o grande amor de Deus.
Gal.3:8 – “Não pode haver nem grego, nem judeu, nem escravo, nem liberto, nem homem, nem mulher, porque todos vós sois de Cristo.”
Apesar disto, Paulo fazia restrição à participação das mulheres como líderes, porque seu pensamento o levava a crer que o homem deveria ser o cabeça.
I Co.14:34 – “As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas também estejam sujeitas, como também a lei ordena.”
Esta diferença talvez fosse pela forma de a mulher enxergar a vida: preocupa-se com detalhes e age mais de acordo com sua intuição e amor. O homem, porém, por sua visão mais ampla e objetiva, usa mais a razão do que as emoções.
Dizem que a mulher vê o mundo através do microscópio e o homem pelo telescópio.
Na Bíblia vemos a atuação importante de grandes mulheres:
Jequebede evitou a morte de seu filho Moisés, que se tornaria o grande líder dos judeus rumo à Terra Prometida.
Ana, que entregou seu primogênito a Eli para ser transformado em um grande juiz do povo judeu.
Raabe, a meretriz, que ocultou os espias hebreus para que a vitória sobre Jericó fosse consolidada.
Ester, que se sujeitou à pena de morte diante do rei para o livramento de seu povo.
Maria, a mãe de Jesus, que se submeteu à vontade de Deus para gerar o Salvador.
Apenas relacionei alguns exemplos de mulheres dedicadas, que tiveram seu nome exaltado na história da humanidade, para que não esqueçamos que temos um papel relevante no mundo.
Fomos criadas por Deus, que nos honra e nos ama em igualdade de condições, apesar de nossas diferenças.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!