quinta-feira, 13 de março de 2014

HUMILDADE PRECEDE A HONRA


II Co.3,4,5 – “E por Cristo temos tal confiança por nós,não que sejamos capazes por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus. O qual nos fez participantes de ser ministro do novo testamento, não da letra, mas do espírito, porque a letra mata, mas o espírito vivifica.”
Paulo era um homem extremamente letrado, instruído pelos melhores mestres, e mesmo assim se considerava incapaz a menos que fosse instruído pelo Espírito Santo de Deus.
Pv.15.33 – “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade."
Para conduzir o povo à Terra Prometida, o Senhor escolheu Moisés, que havia sido preparado em todas as ciências para ser o sucessor de faraó. Paulo foi escolhido para levar aos gentios a salvação.
Apesar de serem homens tão qualificados, o Senhor os submeteu a um tratamento no deserto, onde poderiam depender única e exclusivamente Dele.
Ao chegar à Terra Prometida, Moisés mandou doze espias para mapear Canaã: antes de tomar posse da terra, os novos proprietários precisavam conhecer os povos que ali habitavam. O relatório dos espias foi desanimador:
Num.13,31 – “Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte que nós.”
Porém, Josué e Calebe não se deixaram abater e replicaram:
Num.13:30 – “Subamos animosamente, e possuímo-la, porque certamente prevaleceremos contra ela.”
Quando entendemos que as coisas não dependem de nós nem de nossa capacitação, mas de Deus, não recuamos diante dos grandes desafios. O inimigo procura colocar impedimentos para nos sentirmos incapazes e desistirmos de seguir o propósito de Deus.
Pv.3:5 – “Confia no Senhor de todo o coração e não te estribes em seu próprio entendimento.”
Quando entendemos que nossas habilidades procedem do Senhor, não desanimamos diante das vozes externas que tentam colocar obstáculos para impedir o trabalho de Deus em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!