domingo, 29 de outubro de 2017

MEDITAÇÕES SOBRE A VIDA



 “Ando devagar, pois já tive pressa...”
Esta é uma frase da música de nosso cancioneiro popular e me levam a meditar sobre o capítulo 3 de Eclesiastes:
Ecl.3:1 – “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”
Quando somos jovens queremos que nossos sonhos sejam concretizados num espaço mínimo de tempo, porque temos pressa...
A ansiedade para conquistarmos as boas coisas que o mundo nos oferece, muitas vezes atropela os planos que Deus tem para nós.
Pv.16:1 – “Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta certa.”
À medida que os anos passam, a maturidade chega e vamos aprendendo a controlar nosso ímpeto de mergulharmos de cabeça em projetos oníricos. Quando deixamos Deus controlar nosso ritmo, podemos obter excelentes resultados.
Ecl.3:11 – “Tudo fez formoso ao seu tempo, também pôs o mundo no coração deles, sem que o homem possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até o fim.”
Qual o proveito que estamos tirando da vida que Deus nos oferece?
Quando paramos para meditar sobre isso, entendemos que precisamos respeitar o tempo e o modo de Deus, pois tudo tem seu tempo determinado e prestaremos contas de nossas obras diante do Justo Juiz.
Ecl.3:14,15 – “Eu sei que tudo o que Deus fez durará eternamente, nada lhe pode acrescentar, e nada lhe pode tirar; e isto Deus fez para que haja temor diante Dele. O que é, já foi, e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que já passou.”
No seu trono a perspectiva de Deus é do passado, do presente e do futuro. Para termos grandes expectativas do futuro, precisamos desfrutar o presente como “um presente” de Deus.
Ecl.3:22 – “Assim tenho visto que não há cousa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque esta é a sua porção; porque quem o fará voltar para ver o que será depois dele?”
A porção que Deus nos dá é para ser desfrutada, não somente para ser armazenada para o futuro.
Ecl.5:18,19 – “Eis aqui o que vi, uma boa e bela cousa: comer e beber e gozar cada um do bem de seu trabalho debaixo do sol todos os dias de sua vida que Deus lhe deu, pois esta é a sua porção. E quanto ao homem a quem Deus deu riquezas e fazenda e lhe deu o poder para delas comer e tomar sua porção e gozar do seu trabalho; isto é dom de Deus.”
Que possamos aprender através da sabedoria que Salomão nos deixou, para vivermos mais e melhor, porque isto é dom de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!