domingo, 19 de novembro de 2017

SÍNDROME DE ACABE



  Acabe, rei de Israel, poderia ter sido um homem íntegro e inteligente, pois tinha capacidade para tal. Terminou a construção de Samaria, que havia sido iniciada por seu pai, e realizou outros grandes feitos, mas apesar destas qualidades era um homem fraco, irresoluto, mimado e dominado por sua mulher, Jezabel.
Ao casar-se com Jezabel, filha de Etbaal, um feiticeiro, também se transformou num idólatra, e consagrou-se inteiramente ao culto de Baal.
A intolerância de Jezabel não se satisfez com a conversão o rei, pois queria que todo o povo se submetesse e adotassem a sua ‘religião.’ Sua ira era tão grande contra o povo de Deus, que mandava executar quem não acatasse suas ordens. Somente alguns escaparam porque um funcionário da corte escondeu alguns profetas em uma caverna.
O Senhor enviou o profeta Elias para alertar sobre o seu juízo: seca e fome por três anos e meio. Feito isto, Elias convocou todos os profetas de Baal para um confronto com Deus.
I Re.18:19 – “Agora, pois, envia, ajunta a mim todo Israel, no Monte Carmelo, como também os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Aserá que comem à mesa com Jezabel.”
Elias lhes perguntou:
“Até quando coxeareis entre dois pensamentos?”
O Senhor sempre nos dá a oportunidade da escolha, pois temos livre-arbítrio: Se for o Senhor segui-o, e se Baal, segui-o. Ao clamarem por Baal, o fogo não consumiu a oferta, mas ao clamarem pelo Deus verdadeiro, labaredas de fogo se ergueram, consumindo não só o holocausto, mas a lenha e toda a água do rego.
Depois disto todos os profetas de Baal foram perseguidos e mortos.
I Re:18:19 – “O que, vendo todo o povo, caiu sobre seus rostos e disse: Só o Senhor é Deus, só o Senhor é Deus.”
Jezabel, furiosa, destilou grandes ameaças a Elias, determinando sua morte e isto o desestabilizou emocionalmente, e ele foi se esconder no deserto.
As alianças erradas nos tornam vulneráveis, e Acabe, por ser um homem invejoso e querendo conquistar uma propriedade próxima a sua, tentou convencer Nabote a lhe vender esta terra, mas Nabote não aceitou porque estas terras tinha sido herança de seus pais. Desgostoso, Acabe foi reclamar com sua mulher, que conseguiu armar um ardil para acabar com a vida de Nabote e transformou sua terra em propriedade pública, pertencente, portanto, ao rei.
Traçando um paralelo atual, vemos homens fracos. Destituídos de traços marcantes para governar, legislar com paz e justiça. Vemos um desfile de homens sem princípios, que reinam apenas para si mesmos, no intuito de se enriquecerem e transformarem o que seria para o bem comum em grandes fortunas, depositadas em “Paraísos Fiscais”, e a população sofre o escárnio diante de tantas falcatruas.
Creio que o juízo de Deus se aproxima, porque a anomia e o desatino tomam conta daqueles que deveriam governar a nosso favor, e faço a mesma pergunta que Elias fez:
Até quando coxeareis entre dois caminhos?
























.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!