sábado, 17 de fevereiro de 2018

O OLHAR DE DEUS



  I Sam.16:7 – “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza de sua altura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, mas o Senhor olha para o coração.”
Nossa visão é limitada, conseguimos enxergar apenas o que está diante de nossos olhos.
A visão do profeta para a unção do próximo rei que deveria substituir Saul, também estava limitada. Ao ver o filho mais velho de Jessé, de boa aparência e experimentado em guerras, já o havia aprovado antecipadamente. Precisou de um alerta de Deus para que fossem abertos seus olhos espirituais; as aparências podem enganar até grandes homens de Deus.
Aparentemente Eliabe tinha porte de rei, mas não era o escolhido de Deus para este cargo, pois seu coração não correspondia à realidade de Deus; não tinha a autoridade espiritual necessária para reinar.
I Sam.16:11 – “Acabaram-se os moços? E disse o pai: Ainda falta o menor, que está apascentado as ovelhas. Disse pois Samuel a Jessé: Manda chama-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.”
Davi não estava incluído nem no rol da apresentação dos filhos de Jessé. Diante de seu pai, Davi não representava grande coisa, precisou que o profeta fizesse tal argüição; mas, diante de Deus, Davi já havia sido eleito, pois o Senhor, que sonda os corações, já havia visto que Davi era um varão com o coração inclinado para as coisas de Deus.
Jesus, quando censurou os escribas e fariseus falou:
Mat.23:27 – “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos mortos e de toda a imundícia. Assim também vós, exteriormente parecem homem justos, mas interiormente estão cheios de hipocrisia e iniqüidade.”
Precisamos nos apresentar diante do Senhor com nossos corações limpos, porque nossa aparência exterior não significa se somos agradáveis aos seus olhos, que conhece a predisposição de cada um, para que possamos receber a mesma aprovação que recebeu Davi.
At.13:22b – “Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.”
A justiça de Deus prevalece para quem é justo e verdadeiro diante de seus olhos.
II Cr.16:9a – “Porque, quanto ao Senhor, seus olhos percorrem toda a terra, para mostrar-se forte com aqueles cujo coração é perfeito para com ele.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!